Livros e Chocolate Quente

Conteúdo Recomendado

Livros e Chocolate Quente


Resenha - O Menino no Alto da Montanha

Posted: 11 Nov 2016 03:00 AM PST

O Menino no Alto da Montanha

Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Estrangeira/
Páginas:225
Sinopse: Skoob
Avaliação: 


Olá, tudo bem com você?

Adoro John Boyne, ele sempre consegue me surpreender com seus livros, e sempre fico de coração partido quando leio seus livros. 

Com esse não foi diferente, mas com toda certeza foi um dos melhores livros que já li dele, se você nunca ouviu falar ou não lembra dele,  ele é o famoso autor do livro "O Menino do Pijama Listrado" que virou filme e muitos se emocionaram com essa linda história. 

O Menino no Alto da Montanha me cativou logo nas primeiras páginas, contando a vida de Pierrot um garoto francês mas com um pai Alemão que enfrentou a primeira guerra mundial e leva consigo os todos os traumas causados pela guerra guardados em sua mente.

O pai começa a beber e a tratar mal a mãe para esquecer os problemas da guerra, e a mãe acaba ficando doente, quando Pierrot tem apenas 7 anos ele perde os pais e fica órfão.

Ele é amigo de Anshel tem a mesma idade que ele, porém a família de Anshel são todos Judeus e não podem abrigar Pierrot em suas casas tendo que fugir a qualquer momento. 

Então Pierrot vai parar em um abrigo para crianças órfãs e vamos percebendo como ele é inocente, medroso e não gosta de brigas, porém os meninos mais velhos se aproveitam dessa situação e sempre acabam tirando sarro ou batendo em Pierrot.

Pierrot acaba indo morar com uma tia que ele nunca teve contanto, mas por ser irmã do seu pai ele vai para casa dela com receios e muitos medos.

Essa casa que ele vai é nada mais nada menos que de Hitler, uma casa de férias que fica no Alto das Montanhas, sua tia Beatrix trabalha e mora na casa como governanta.

Pierrot agora tem que se chamar Pieter pois o nome francês pode causar muitas confusões dentro da casa. 

Ele continua tendo a inocência que crianças de 7 anos costumam ter, porém ele vai se aproximando mais de Hitler, ele se afeiçoa a imagem de poder que ele tem e ao medo que todos os funcionários da casa tem dele, e decide seguir a mesma linha.

O livro é dividido em três partes, antes durante e depois da segunda guerra mundial, e vemos dois personagens diferentes. 

Pierrot era uma boa criança, inocente, gentil e amoroso, quando ele convive com Hitler  e muda de nome para Pieter se torna um adolescente prepotente, mesquinho e invejoso. 

É uma pena você ver como o Poder pode mudar a vida das pessoas, e quanto é doloroso ver a infância se perdendo por causa de Poder. 

O livro passa uma mensagem muito interessante e é daqueles que a gente quer que todo mundo leia pelo menos uma vez na vida, para sentir as mesmas emoções de quem já leu.

Então meu amigo disse que tinha uma história para contar; a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder. A história de um menino que cometeu crimes que carregaria para sempre; um menino que magoou aqueles que o amaram e que causou a morte de pessoas que não lhe demonstraram nada além de generosidade; que sacrificou seu direito ao próprio nome e que passou o resto da vida tentando reconquistá-lo. A história de um homem que procurou por alguma maneira de reparar as próprias ações e que jamais esqueceu as palavras de uma criada chamada Herta, que lhe dissera para nunca fingir que não sabia o que estava acontecendo; que essa mentira seria o pior crime de todos.

Eu adoro John Boyne e depois de ler este livro adoro mais ainda, já falei bem de outro livro dele aqui no blog "Fique Onde Está e Então Corra" que também é maravilhoso e é impossível não se surpreender com sua escrita que toca no fundo do coração.

Beijos 

Até mais!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge