Garotas e Livros

Conteúdo Recomendado

Garotas e Livros


Semana do Livro de Pernambuco

Posted: 02 Nov 2016 07:28 AM PDT


Em novembro, o Museu do Estado recebe a Semana do Livro de Pernambuco, realizado pela Cia de Eventos e a Ideação. Com a temática "Narrativas Possíveis do Presente", a programação é pautada com debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações artísticas e culturais voltadas aos públicos adulto e infantil. Na agenda da iniciativa, o público poderá ainda conferir debates com Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Sidney Nicéias e muitos outros. "As pautas giram em torno de enfrentamentos e dúvidas que marcaram o ano e que serão colocadas em debate. É preciso (re) escrever 2016. É necessário urgentemente (re)escrever o presente e tratar a palavra como ação, como instrumento de mudança e ativação social", segundo o curador Schneider Carpeggiani. E com esta perspectiva a programação é pautada com debates, oficinas e mesas redondas, com diversos nomes expressivos que integram esses diálogos como José Castello que compõe Master Classe, na agenda de abertura da Semana. O escritor e jornalista e crítico literário, que em 2011 venceu o prêmio Jabuti com o romance "Ribamar", fará uma leitura de 2016 a partir do processo de Kafka.

Durante a semana de intervenções literárias e culturais, muitos autores e palestrantes farão presença. A premiada autora de "A vida que ninguém vê" (Arquipélago Editorial), Prêmio Jabuti de Reportagem em 2007, agrega a pauta sobre jornalismo e ativismo em debate que traz à tona o momento atual no dia 1º de novembro. Em paralelo, oficina com a jornalista Carolina Leão enfoca outra importante discussão dos novos tempos: "Jornalismo e Feminismo", que coloca em questão narrativas míticas e gênero com ênfase no simbolismo do feminino. A proposta é evidenciar análise sobre a representação da mulher nas narrativas literárias e o papel dos mitos na construção de um imaginário sobre o feminino, a partir de um mapeamento do discurso de gênero em produção literária clássica como no caso dos Irmãos Grimm, carregado de toda uma identificação imaginária das personagens mulheres em histórias encantadas.

A organização abre inscrições para a Plataforma de Lançamento de Livros Infantis na qual escritores pernambucanos poderão cadastrar projetos a serem apresentados durante os cinco dias da Semana. Além da plataforma, a Semana do Livro de Pernambuco contará com cursos e oficinas como a de "Simbolismo e Feminismo" com a Carolina Leão "Mitologia e Feminismo", que coloca em questão narrativas míticas e gênero com ênfase no simbolismo do feminino. Os interessados na Plataforma de Lançamentos de Livros Infantis para realização do cadastramento das obras até o dia 07 de novembro e na oficina com Carol Leão têm canal exclusivo no site (http://semanadolivrodepernambuco.com.br/).


Para mais informações, acompanhe a página oficial da Semana do Livro de Pernambuco
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge