Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - The 42nd St. Band

Posted: 21 Nov 2016 09:00 AM PST


Resenha feita pela Maay!  
Título: The 42nd Street Band - Romance de Uma Banda Imaginária
Livro Único.
Autor: Renato Russo 
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 216
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Americanas // Submarino // Saraiva

A genialidade de Renato Russo me assusta. 

Sinopse: Entre os quinze e os dezesseis anos, enquanto convalescia de epifisiólise (rara doença óssea), Renato Russo — à época, ainda chamado Renato Manfredini Jr., em Brasília — criou a história de um grupo de rock formado em 1974, em Londres, a partir do encontro de ícones como Mick Taylor, dos Rolling Stones, e outros roqueiros imaginados pelo futuro líder da Legião Urbana. Da origem à separação da banda, passando por momentos de sucesso astronômico, Renato pensou em cada detalhe. A partir do personagem Eric Russell, figura central da 42nd St. Band, nasceria Renato Russo, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que tem, portanto, sua gênese revelada neste estrondoso romance inédito.

A Trama: Que Renato Russo foi um gênio à sua maneira, eu nunca tive dúvidas. O que eu não tinha a menor noção era do grau de genialidade desse homem.
Escrito (todo em inglês) por um Renato de somente 15 anos, The 42nd Street Band conta a história da banda homônima, desde sua criação até a separação do grupo. É um romance assustadoramente crível, que vai muito além da biografia da banda, ele traz linhas do tempo, árvores genealógicas, entrevistas, capas de discos, letras de músicas, a duração das músicas (!!!)... É genial.

Os PersonagensComo o romance foca na banda, é um pouco complicado conhecer a fundo a personalidade de seus integrantes - mas não vejam isso como um defeito, porque não é. O que sim, é nítido, é o quanto de si mesmo Renato colocou em Eric Russel e o quanto de Russel (além do sobrenome) ele incorporou a si mesmo.

Capa, Diagramação e Escrita: O trabalho da editora com a capa e a diagramação do livro foram perfeitos. A capa é linda, e faz jus ao interior que carrega.  
A escrita é bastante envolvente e, mais uma vez, surpreendentemente crível. Existem alguns trechos confusos, mas nada que prejudique o todo - a leitura é muito rápida e envolvente. 

ConcluindoNão acho que esse seja um livro para qualquer um - muito provavelmente ele será mais aproveitado por fãs de Renato e do Legião. Mas ainda assim eu recomendo. 
É uma leitura diferente e de qualidade inegável - bem biográfica mesmo (apesar de fictícia). Não se tornou um dos favoritos, mas definitivamente valeu a pena cada página


Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge