Livros e Chocolate Quente

Conteúdo Recomendado

Livros e Chocolate Quente


Literatura Nacional, Vamos Conhecer?

Posted: 02 Oct 2016 05:00 AM PDT


Olá , tudo bem com você? 
Hoje é dia de conhecer mais um livro nacional :  

Os Atóis de nossa vida


De família rica, e namorada do garoto mais popular da escola, Amanda levava uma vida tranquila e feliz aos olhos de todos.
Mas um acontecimento promete mudar a sua vida: ela será obrigada a realizar um trabalho de escola com Alibeato, o garoto mais estranho da escola, que a odeia intensamente por um acontecimento irreparável ocorrido há alguns anos.

Esse reencontro a fará confrontar o seu passado, e tomar decisões que poderão mudar completamente o seu futuro. Assim se inicia a envolvente trama de Os Atóis de Nossa Vida. 

Confira agora o bate papo com a autora:

 Nome: Victoria Binaghi Gallangher

 Idade: 16 anos

Cidade onde mora: São Paulo

Como surgiu a ideia de escrever: " Os Atóis de nossa vida"? :
 Foi assim: Em um dia eu assisti vários filmes, e em alguns deles ( a maioria, digamos) a pessoa esquisita passou por uma transformação e virou uma pessoa linda e amada por todos. Então eu pensei: " Por que raios a aparência de alguém tem que situar a relação dela com a sociedade? Por que para conquistar os objetivos pessoais e realizações ela tem que se tornar bonita? Por que os filmes andam e tombam sempre no mesmo clichê, sendo que o que torna a pessoa esquisita ou não esquisita é o convívio com ela? Pois o mundo é composto por pontos de vistas diferentes. Se quer que uma pessoa deixe de ser esquisita não deve promover para ela uma transformação, mas sim tentar quebrar o preconceito que tem pela aparência ou comportamento dela. A beleza é como um vaso, ela pode ser o vaso mais lindo, mas se não tiver nada que ocupe seu interior se torna sem utilidade, apenas para se olhar como um enfeite. Mas, mesmo se um vaso for feio, se ele tiver algo em seu interior a vontade de todos a sua volta é fazer com que esse algo floresça, crie frutos! E não importa em qual vaso for colocado, o perfume será incrível. Mas tem pessoas que preferem ser apenas um vaso vazio, e não se preocupam em encher seu interior, para eles basta ser um objeto, basta estar apenas situado no superficial, e não enraizar seu caráter. Quando o vaso quebra se torna um nada, na sociedade tem tantas pessoas quebradas... Você é um vaso vazio ou tem algo dentro? Meu livro reflete bastante sobre isso e muitas outras coisas.
 Quis fazer um personagem que seja esquisito e passe o livro todo dessa forma. E como esse personagem se sairia sendo ele mesmo. Ou seja, sobrevivendo ao mundo real. Muitos jovens também são torturados pela ditadura da beleza, mas com meu personagem Alibeato quero mostrar que eles não estão sozinhos.
Também retrato a personagem Amanda que já está na ditadura da beleza, numa vida em que pessoas querem falar e controlar o que ela tem que fazer, e como deve ser. E então os dois se encontram no meio de tudo isso. Como será a relação deles? Sendo que ambos tem assuntos mal resolvidos? Conseguirão florescer seus vasos? Consertar os que já estão quebrados?

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?
Na prática foram apenas cinco meses. A ideia surgiu quando tinha apenas treze anos, mas como não me sentia pronta e madura o suficiente para escrever eu deixei na "geladeira",
O que não é algo ruim, só esperava ter suporte, material e desenvoltura para não escrever qualquer coisa. Então, quando me senti pronta, coloquei minha ideia no forno, só um ano depois quando tinha 14 anos.  Comecei em Julho de 2015 acabando em Dezembro, já com quinze anos, conseguindo publicar só com 16 anos. Mas a espera valeu a pena.

O que o leitor pode esperar de " Os atóis de nossa vida"?
 Roberto Locatelli disse que "não se espera um livro tão profundo de uma garota de 15 anos. É um fluir tempestuoso e dramático, muitos adolescentes terão em Os atóis de nossa vida um espelho. Enquanto vamos compreendendo as razões e os dramas dos personagens, compreendemos melhor a nós mesmos." 
Quem leu também disse que  " É uma história que precisa ser lida pelos alunos do ensino médio, por seus pais e até pelos professores, vejo que uma grande escritora está nascendo" 

O leitor pode esperar uma nova visão sobre as pessoas que são consideradas fora do padrão, e uma quebra de muitas generalizações, também esperar uma reflexão sobre diversos assuntos da vida, além de muitas reviravoltas, e a dúvida de querer ver o que acontece quando duas pessoas que se odeiam são obrigadas a se relacionar e conviver.

Além de vivenciar vários temas, como o Bullying no ensino médio, mas não deixa de ser uma leitura para todas as idades!

" Os atóis de nossa vida" será uma série? Se sim, de quantos livros? : 
 Meu plano inicial era que fosse um único livro, não planejava criar uma continuação. Porém me surpreendi com o fato de que todos que lerem a história vieram até a mim perguntando e implorando por uma continuação, pois querem continuar acompanhando a vida dos personagens e o que acontece depois. Isso me atingiu de um modo surpresa, não imaginava essa repercussão. Não tenho nada concreto, mas muitas ideias transitam em minha mente sobre como continuar, e não param de palpitar para saírem da minha cabeça e embarcarem rumo ao papel, onde criarão forma. Mas não é nada certo ainda, Seja o que Deus quiser!

Qual autor ou autora é o seu favorito? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?
Jorge Amado me proporcionou a leitura do livro que é um dos meus preferidos, os Capitães da areia, que nos joga no outro lado da moeda que os livros infantis sempre tentavam combater, que eram os vilões. Na sociedade do livro os capitães eram os vilões, os bandidos. Mas nós torcíamos por eles, e conhecíamos o por quê de eles serem assim, e que o verdadeiro ladrão é a condição de vida que roubou-lhes a infância.
E isso me fez refletir em um contraponto: 
Por que os namorados das mocinhas tem que ser o galã mocinho? Por que a menina bonita tem que arranjar um namorado facilmente, ou pessoas de diferentes mundos não podem ser amigos? Isso serviu de base para eu construir as personagens. Jorge Amado também me causou um certo interesse em querer saber o outro lado da história, aquele lado que geralmente não sabemos. Os atóis de nossa vida é baseado em um acontecimento em comum com Alibeato e a Amanda, e como um só ato atingiu a vida de cada um de modos totalmente diferentes, por diversos motivos, seja pelas vivências, classes sociais,  interpretação de cada um e o modo como lidar com isso. Jorge Amado também explora isso em Capitães da Areia, de como a situação da pobreza atinge cada menino de diferentes formas. Diferentes pontos de vistas da vida.

Se os " Atóis de nossa vida" tivesse uma trilha sonora qual música você escolheria? 
"Sutilmente" do Shank, é muito agradável e consegue sintonizar bem vários aspectos da vida.
 
 

Você segue carreira apenas como escritora ou tem outra profissão? 
 Pretendo continuar como escritora e vou continuar correndo atrás de meus sonhos, passo por passo vou escrever um pouquinho da minha história, e estou ansiosa para ver o resultado no final. 
Minha vida e meus planos eu costumo sempre colocar nas mãos de Deus, e até agora tudo está dando certo. Para mim, confiar em Deus é a melhor coisa que se pode fazer! Permanecerei com fé em Deus, esperança e amor, e vamos ver o que vai dar!
Também sou atriz, faço um curso técnico em artes dramáticas e até o final do ano me formarei e me tornarei uma atriz profissional.

Deixe uma mensagem para os nosso leitores: 
Muitas pessoas, principalmente da minha escola, vieram me dizer que por minha causa começaram a escrever seus livros, ou que há muito tempo atrás tinham desistido de ser escritores, mas que por causa de mim retomaram a escrita, falando que fui um exemplo, de que os sonhos deles podem ser possíveis, que poder escrever um livro é um sonho real e pode ser bem próximo. Quem lê muito possivelmente quer ser lido por alguém também. Não importa sua idade, o quanto de rugas consegue contar no rosto, ou se ainda cursa a escola. O que importa é a idade que você deu ao seu cérebro, o único órgão que pode não acompanhar a idade real, pelo contrário, pode amadurecer fortemente, ou permanecer imaturo para sempre...
 Com dedicação e fé tudo é possível. Pessoas disseram que eu sou a escritora mais jovem que eles já ouviram falar. Mas a única coisa que eu fiz foi não esperar para realizar meu sonho! Ele estava dentro de mim, foi gerado e estava pronto para nascer, só dei o suporte.
Não adie o nascimento de seus sonhos, eles foram feitos para crescer e serem cuidados! Não abandone eles, ainda necessitam de atenção, como uma criança, até poderem bater as asas e se tornarem reais! Aos meus leitores peço que deixem seus sonhos crescer! Se quer escrever um livro, escreva! Se quer ser feliz, escreva sua felicidade nas linhas do seu coração, que não tem número de caracteres, você pode escrever o quanto quiser! Não importa a hora, se você se sentir maduro faça acontecer! Desejo tudo de bom para vocês e que Deus os abençoe grandemente, pois Ele é alguém que sempre estará com vocês, nunca abandonará! 

Quem estiver interessado em ler seu livro, onde pode comprar?:
Está disponível a venda no site da editora Sucesso: http://www.editorasucesso.com.br/livros/livro-os-atois-de-nossa-vida/index.html 

Também está a venda na Livraria Millenium, número 223 em Moema


 
Espero que tenha gostado de conhecer mais uma autora nacional !

Beijos 

Até mais!
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge