Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - O Adulto

Posted: 07 Oct 2016 11:00 AM PDT


Resenha feita pela Maay!  
Título: O Adulto
Título Original: The Grownup
Livro Único
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 64
Ano: 2016
Saiba mais: Skoob
Comprar: Extra // Saraiva // Submarino

Esse conto é a prova do quão extraordinária essa mulher é!!!

Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.
O adulto, vencedor do Edgar Award de melhor conto de 2015, foi escrito por Gillian a pedido de George R. R. Martin e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor.

A Trama: Antes de qualquer coisa, queria deixar claro que essa história, na verdade, é um conto e, por isso, ela é curta. Não porque a autora resolveu escrever uma história apressada, e sim porque deveria ser assim.
Enfim... Por ser uma história propositalmente curta, falar sobre a trama de O Adulto pode acabar estragando as surpresas que ele nos reserva. Por isso, não vou dar detalhes. 
O que posso dizer é que, em 64 páginas, Flynn criou uma história com início, meio, fim e surpreendentemente lotada das reviravoltas tão características da autora. E se isso, meu bem, não é suficiente para de convencer que essa mulher é uma mente psicopata brilhante, não sei mais o que te dizer...

Os PersonagensNossa protagonista não tem um nome, e de início isso causou um pouco de estranhamento, confesso... Mas não demorou muito para que eu me sentisse dentro de sua mente, de modo que a falta do nome se tornou algo bem insignificante. 
Os personagens, de modo geral, foram muito bem construídos. E, mesmo com tão pouco tempo, foi fácil perceber neles aquela ambiguidade tão característica da autora

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue o mesmo padrão das outras obras de Flynn lançadas pela editora. A diferença é que, por ser tão fininha, a lombada não é tão linda quanto as das demais - mas isso não é um grande problema né. 
O livro é narrado em primeira pessoa, pela protagonista. E isso facilita muito o envolvimento do leitor. Obviamente é uma leitura rápida e um pouco superficial, que provavelmente não vai marcar sua vida. Mas me arrisco a dizer que, para os fãs da autora, é essencial

Concluindo: Qualquer leitor de Gillian Flynn sabe que a autora tem uma assinatura muito forte em suas histórias. São livros muito intensos, cheios de reviravoltas e absurdamente surpreendentes - e o fato de ela conseguir fazer isso em tão poucas páginas... Meu deus! Questionar o talento dessa mulher é insano. 
Não, essa não é sua melhor obra - até porque, mais uma vez, é um conto  - uma narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação (com espaço limitado a um ambiente), unidade de tempo, e número restrito de personagens.
Se você não conhece as outras obras da autora, não faz sentido começar por essa. Na verdade, eu te indicaria começar por Objetos Cortantes. Agora, se você, assim como eu, é um fã maluco... Leia! O Adulto vai te fazer sentir mais orgulho ainda dessa autora maravilhosamente doentia.



Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge