Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - You

Posted: 06 Oct 2016 10:00 AM PDT

Resenha feita pela Tay!
Título: You

Série: You
1- You
2- Hidden Bodies
Autor: Caroline Kepnes
Editora: Simon & Schuster
Páginas: 422
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: 
Amazon

Psicologicamente doentio e insanamente incrível!

Sinopse
Quando a aspirante escritora Guinevere Beck entra na livraria East Village onde Joe trabalha, ele é instantemente fisgado. Beck é tudo que Joe sempre quis: linda, difícil, inteligente e tão sexy quanto seus sonhos mais loucos. Beck ainda não sabe, mas ela é perfeita para ele, e logo ela também não consegue resistir a um cara que aparentemente foi feito pra ela. Porém, há mais em Joe do que Beck imagina, e muito mais em Beck do que sua fachada "perfeita". A obsessão mutual deles rapidamente se desenrola em um turbilhão de consequências mortais.

A TramaYou é contado sob o ponto de vista de Joe, iniciando no exato momento que ele vê Beck pela primeira vez, entrando na livraria em que ele trabalha. A sua crença é de que todos os seus movimentos, seus gestos, sua conversa foram claramente flertes trocados pelos dois, e que ela queria, sim, que ele fosse atrás dela. O livro é basicamente sobre essa obsessão e tudo o que Joe é capaz de fazer para trazer Beck para o seu lado. You é definitivamente diferente de qualquer coisa que eu já li. A autora não tem exatamente pressa em contar a história, o que pode tornar algumas passagens cansativas para alguns leitores, mas eu gostei de praticamente tudo, não me senti entediada em nenhum momento, sim curiosa em como aquilo se desenrolaria. É um livro bastante doentio, porque por vezes você se vê simpatizando com aquele stalker psicopata, principalmente quando os outros personagens são simplesmente irritantes e detestáveis. Além de tudo isso, o livro também tem um apelo sexual bem maior do que eu esperava e uma grande parte da narrativa se constrói em cima disso, com cenas e pensamentos do Joe com descrições bem gráficas. Por isso e toda a manipulação psicológica que o personagem consegue fazer, eu definitivamente recomendaria esse livro apenas para o público +18.

O ProtagonistaEstar na mente do Joe é bastante incômodo, por vezes assustador, porque ele não joga apenas com a Beck, ele consegue jogar com o leitor também, muitas vezes trazendo-o para o seu lado, mesmo que o leitor caia na real depois. Se imaginarmos um Joe de fora, aquele em que não temos acesso aos seus pensamentos mais íntimos, ele seria classificado como um cara charmoso, inteligente, extremamente romântico e dedicado a pessoa amada. Ele consegue manipular facilmente as coisas a seu favor, mesmo que seus planos nem sempre deem certo.
Não conhecemos muito dele além daquele período em que a história se passa, mas tenho a impressão de que o passado do Joe esconde mais algumas coisas obscuras. 

Personagens SecundáriosApesar de Beck ser a vítima, ela está longe de ser uma mocinha. Ela também tem seus problemas psicológicos, mas que não chegam a ser tão extremos quanto o de Joe. Ela é narcisista, mentirosa e manipuladora, alguém em que não podemos confiar completamente quanto suas intenções. Lembrando que nós, leitores, sabemos o tempo todo quem Joe realmente é, enquanto Beck acredita em sua fachada de homem perfeito - e ainda assim, faz o que faz. 
Peach é a amiga mais próxima de Beck e consegue ser completamente irritante, por isso às vezes nos pegamos ao lado do Joe em algumas situações (quando na verdade deveríamos estar felizes de Peach estar impedido que ele se aproxime mais da sua amiga), mesmo que perto dele ela seja um coelhinho fofo. As outras amigas de Beck estão ali principalmente para se contrapor a Peach, não existindo exatamente uma intimidade entre elas. Benji é um babaca simplesmente por ser, mas tem seu grau de importância na história.

Capa, Diagramação e EscritaEu gosto muito dessa capa, sua simplicidade de alguma forma combinando bem com a trama do livro. Gosto principalmente da contra-capa, com algumas frases bem creepy meio que montando um coração. A escrita nesse livro faz toda a diferença e é o que torna ele sensacional. A narrativa é em primeira pessoa, sob o ponto de vista do Joe, como se ele estivesse contando todos aqueles acontecimentos para a Beck. Então, ao invés de uma narrativa comum, ele repete a todo momento "você", dando a sensação de segunda pessoa. A atmosfera criada por essa narrativa é bem agoniante, porque afinal de contas você está seguindo a mente de um stalker psicopata que faria qualquer coisa - qualquer coisa MESMO - para ter Beck ao seu lado e, principalmente, transar com ela.

ConcluindoYou é um livro que fará você questionar sua sanidade mental enquanto lê - e mesmo depois. O final não foi realmente surpreendente, mas as duas opções que a autora tinha de como terminar a história eram bem sinistras e, dentre elas, eu prefiro a que ela decidiu usar. Mesmo que o final seja, de certa forma, amarrado, ele consegue deixar um gostinho de quero mais, por isso com certeza lerei a sequência em algum momento. Se você gosta de thrillers psicológicos, um protagonista perturbado e uma trama bem mindfuck, You definitivamente deveria entrar na sua lista. Infelizmente ele ainda não foi publicado no Brasil.

Quotes:
(...) eu não posso suportar a ideia de você gritando de medo de mim e me acusando de ser um stalker. Não. (...)

(...) o problema com os livros é que eles terminam. Eles seduzem você. Eles abrem as pernas para você e te colocam pra dentro. E você vai fundo e você deixa seus pertences e suas amarras ao mundo na porta e você gosta de estar lá dentro e você não quer os seus pertences e suas amarras e então, o livro evapora. Você vira a página e não há nada e nós dois estamos chorando. (...)

Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge