Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Terça do Top #112

Posted: 04 Oct 2016 11:56 AM PDT

Top 8 Expressões Literárias

 

Sabe quando às vezes existe alguma coisa que acontece nos livros e você não tem uma palavra da literatura portuguesa pra descrever? Ou vê alguma palavra americana no twitter/facebook/blog e não sabe o que significa? Fizemos um pequeno glossário literário para te ajudar!


1 - Cliffhanger - Esse nome quer, em uma expressão literal, dizer "se pendurar de um penhasco". Usamos para descrever aquele final de livro que tem algo muito emocionante e te deixa em um suspense absurdo, sabe? Como quando um personagem é traído e você não sabe como ele vai escapar e então... o livro acaba, te deixando numa aflição para saber o que vai acontecer. Assim... acabou em um cliffhanger.

2 - Duologia (ou duology) - Essa expressão está começando a ficar mais popular no meio literário, porque estávamos precisando muito dessa palavra. Basicamente serve para falar sobre uma "série" que só tem dois livros. Como uma trilogia, mas com dois.

3 - Companion ou livro de companhia? - Não tenho certeza se existe uma tradução para essa palavra. Livros companion, que nos referimos aqui no blog a "livros independentes" são aqueles livros que fazem parte de uma mesma série, porém cada um tem um início, meio e fim distintos, com apenas uma ligação com o livro anterior. Isso acontece muito quando cada livro da série conta a história de um personagem diferente. Sendo assim, alguns personagens do livro anterior fazem uma aparição, porém você tem um protagonista diferente e não precisa ter lido os livros anteriores da série, já que este é uma história nova e independente da anterior.

4 - Standalone ou livro único - São aqueles livros que não fazem parte de uma série. É um livro só e você lê e infelizmente acabou, é isso aí.

5 - "Shippar" - Esse verbo foi até 'nacionalizado', já que sua versão americana é "ship". Aqui no Brasil você poderia dizer "eu shippo tal pessoa e tal pessoa". Shippar é quando você quer que aquelas pessoas se tornem um casal. É muito usado com personagens de séries que não são realmente um casal, mas você queria muito que fossem.




6 - Spoiler - Essa é uma expressão bem conhecida atualmente. Em resumo, significa contar algum fato importante que acontece no livro, "estragando" aquilo para a pessoa, já que vai arruinar o elemento surpresa. Você diria "Não me dê spoilers".

7 - Releitura - Releituras são meio que um gênero literário. Se refere a um livro que reescreveu uma história conhecida, porém de outra perspectiva. Por exemplo, Cinder é uma releitura de Cinderela, porém Cinder é uma ciborgue e a história se passa em um mundo distópico futurista. Ainda assim, há diversos elementos da história da Cinderela original.

8 - Plot Twist - Resumindo em uma palavra, é uma reviravolta. Sabe quando você passa o livro todo torcendo pelo mocinho e no final descobre que ele é o bandido, em uma reviravolta chocante? Então, isso é um plot twist, algo que muda a trama toda.

É isso! Você já conhecia todas? Conhece alguma outra expressão que não sabe o que significa? Não esqueça de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge