Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


Lista: 8 bibliotecas inacreditáveis

Posted: 12 Oct 2016 03:35 PM PDT

Apesar da enorme quantidade de exemplares que possuem, essas bibliotecas chamam atenção mesmo é pelo seu design e organização. É cada uma mais linda que a outra! Algumas nem mesmo parecem com bibliotecas, mas verdadeiros museus. É tudo tão bonitinho que nem deve dar vontade de tirar um livro do lugar, haha. Vamos conhecer algumas:

CENTRAL DE SEATTLE
BIBLIOTECA CENTRAL DE SEATTLE (EUA) - O prédio feito de vidro e aço tem 11 andares e pode comportar até 1,4 milhão de livros. Foi inaugurada em 2004.











ABERDEEN

BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE ABERDEEN (Escócia) - É uma estrutura com fachada de vidro, oito andares e escadarias em espiral que dão um ar elegante meio abstrato ao lugar. Tem 15 mil m² e capacidade para mais de 25 mil livros.

MOSTEIRO BENEDITINO

BIBLIOTECA DO MOSTEIRO BENEDITINO DE ADMONT (Aústria) - Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos.

GEORGE PEABODY

BIBLIOTECA GEORGE PEABODY (EUA) - Fundada no século 19, possui mais de 300 mil itens. Está localizada em Baltimore, Maryland.


LIVROS E MANUSCRITOS RAROS

BIBLIOTECA BEINECKE DE LIVROS E MANUSCRITOS RAROS (EUA) - Esta biblioteca é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo. Diferente de outras bibliotecas, esta tem um design e arquitetura mais modernos, com janelas feitas de mármore trasnslúcido. No post que vi dizia que essa biblioteca foi doada à Universidade Yale pela família Beineck. Tipo, quê? D: Fica em Connecticut.


coimbra

BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (Portugal) - Este é um dos maiores orgulhos portugueses, por ter sido construída e decorada inteiramente por artistas da terra. A menor área da construção, a Biblioteca Joanina, é um ícone da arquitetura. A coleção de obras é de 250 mil volumes.
li yuan
9-biblioteca-liyuan












BIBLIOTECA LI YUAN (China) - A Biblioteca Li Yuan, idealizada pelo Lixiaodong Atelier, se encontra na pequena aldeia de Huairou a duas horas de Pequim. É ao mesmo tempo moderno e um cenário de contemplação silenciosa, perfeito para a leitura dos moradores que queiram a companhia dos livros. Uma das ideias foi complementar a paisagem com o edifício. Então, em vez de adicionar um novo edifício no interior do centro da vila, foi escolhido esse local próximo às montanhas, a cinco minutos do centro da vila.

stutgard

NOVA BIBLIOTECA DE STUTTGART (Alemanha) - É um cubo monolítico com dois pisos subterrâneos e nove acima. Essencialmente, o edifício inteiro, tanto dentro como fora é branco. Os pisos da biblioteca principal circundam um espaço aberto com níveis ligados por escadarias. As prateleiras ficam nas paredes do entorno de cada um dos andares.
Bom, nas minhas andanças pela net, foram essas que mais me chamaram atenção. Especialmente a de Beinecke e a de Stuttgart.


Quem ficou com gostinho de quero mais, deixei aí embaixo os sites de onde tirei as imagens e textos. O link 4 tem 46 bibliotecas, se não me engano. Divirtam-se xD

Fontes 1 2 3 4
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge