Garotas e Livros

Conteúdo Recomendado

Garotas e Livros


O Mensageiro | série O doador de memórias - Lois Lowry #3

Posted: 06 Sep 2016 09:39 AM PDT

"Nossos dons são nossas armas."

Depois de mais de um ano você pega a continuação de uma série que ama e a vontade era de, somente, reler todos os dois anteriores. Eu gosto muito dos livros da Lowry, essa série distópica tem um quê especial pra mim porque ela aborda algo muito real. Quando paramos para analisar a trama acabamos por ver que muito disso acontece em nosso dia a dia. 
No primeiro livro, O doador de memórias, havia uma sociedade revestida de uma capa financeira e psicologicamente perfeita, mas não havia sentimento, eles desconheciam emoções e quaisquer sensações. No segundo livro,A Escolhida, esperamos por um gancho na história, mas somos apresentados a um cenário totalmente diferente com novos personagens, mas que, desta vez à mostra, está repleto de problemas sociais. Há uma diferença gritante entre as duas "comunidades" dos primeiros livros. Quando pensamos que a série daria prosseguimento, a autora praticamente nos apresenta uma nova história. E é em O mensageiro que tudo se encontra.

Leia as resenhas anteriores




Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.

Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.
Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.
Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.


Título original: Messenger
Série O doador de memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 160

Primeira frase do livro:
"Matt estava louco para acabar logo de preparar o jantar."



Eu preciso mesmo avisar que irá conter um spoiler ou outro dos dois primeiros livros. É impossível falar de uma série sem deixar escapar alguma coisa, mas vou tentar maneirar.

O Mensageiro, terceiro livro da série, nos traz de volta Matt, o amigo de Kira, que vemos no segundo livro. Matt morava em um lugar inóspito, basicamente um 'menino de rua'. Agora já crescido, depois de sair do povoado onde vivia e morando no Vilarejo, Matt é um bom garoto, vive com o Vidente, que é praticamente um pai para ele. Vidente é cego, membro respeitado da comunidade e o garoto é seu ajudante. Mesmo cego, Vidente consegue enxergar muitas coisas, coisas além do que os olhos podem ver. É um dom. E tanto ele quanto Matt passam a notar sutis diferenças nas pessoas daquele lugar, diferenças que vão crescendo rapidamente e causando desconforto na população. 

"Não havia segredos no Vilarejo. Era uma das regras propostas por Líder, e a votação a favor dela fora unânime. Todos os que chegaram ao Vilarejo de alguma oura parte, todos os que não tinham nascido ali, vinham de lugares repletos de segredos. De vez em quando - mas não com muita frequência, pois sempre era causa de tristeza -, essas pessoas descreviam suas comunidades de origem: com governos cruéis, punições severas, miséria total ou falsos confortos."
(Pág. 27)


Todos vivem em paz no Vilarejo, é praticamente como um refúgio para forasteiros que buscam um melhor lugar para viver. Assim como Matt, o Vidente e ate mesmo o Líder, as pessoas sempre são bem recebidas naquele local. Matt era o jovem que levava e trazia mensagens de outras comunidades, esse era seu trabalho. Ele era a única pessoa que a Floresta recebia bem, ia e voltava sem nenhum imprevisto. E isso não acontecia com todos os outros, muitos já morreram na Floresta. Cada pessoa recebia um nome quando alcançava certa idade e Matt esperava ansioso pelo seu nome de Mensageiro. Mas o destino queria algo diferente para ele. 

"- A Floresta gosta de mim - comentara ele certa vez com o cego, orgulhoso.
Vidente concordou.
- Talvez ela precise de você - observou."
(Pág. 12)

O livro decorre de forma muito rápida. Quando nos damos conta, já acabou. A Lowry tem esse dom com as palavras que te prende e você só solta o livro quando termina. Nesse volume vemos a presença importante de um personagem do primeiro livro, mas que fica subtendido, embora muitos tenham sacado logo, e que aqui recebe o nome de Líder. Matt é uma descoberta fabulosa nessa continuação. Para o garoto sujinho e amigo de Kira, ele passa a ser protagonista com excelência. Ele é conectado com a natureza e a Floresta local, e tem uma sensibilidade a mais que outros, é quando ele percebe que também tem um dom. Assim como Vidente e Líder, ele tem algo importante, e no decorrer da história vai entender o que é. Os diálogos dele com Vidente são cheios de humor e também seriedade. É a partir desses momentos que vai sendo mostrado que a comunidade está infectada com algo sombrio, algo que nos é sussurrado, a mudança na atmosfera do "bem comum" existente no Vilarejo.

"De repente, teve a sensação de que estavam todos condenados."
(Pág. 79)


A autora sempre nos apresenta pontos reflexivos nessa sua série. Este livro é cheio de indagações do caráter humano. Quando é que a humanidade se deixa levar, perde sua essência de coletividade, quando o altruísmo se deixa vencer pelo egoísmo das pessoas? A história é cativante e emocionante. Lowry nos deixa aflitos ao fim do livro, e nos dá um final incrível, embora tenso. Ficamos na angústia de ter poucas páginas, queríamos mais e mais da trama, queremos o quarto e último livro. Queremos todos os detalhes e pontas soltas apresentados. Mas Lowry é, na minha visão, uma pessoa que deixa muita coisa subtendido. No primeiro livro sabemos o desfecho da comunidade, embora não tenha sido nos mostrado de fato. No segundo livro, ainda ficamos na dúvida, mas acredito que algo será dito no próximo volume ao juntar todas as pontas que foram sendo deixadas.

"Mas havia algo diferente naquela viagem. Pela primeira vez, Matty sentiu uma hostilidade por parte da Floresta."
(Pág. 101)

No mais, O Mensageiro une as duas primeiras obras em uma narrativa fantástica, com uma história incrível. Até agora esse é o melhor livro da série e espero ansiosamente por sua continuação. Lois soube dosar com maestria emoção, suspense e magia. Mais uma vez a autora me arrebatou nesse universo distópico, com sua leveza na escrita e profundidade na trama. Eu recomendo muito que leiam!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge