Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - O Livro de Memórias

Posted: 02 Sep 2016 03:57 PM PDT

Resenha feita pela Luh!  
Título: O Livro de Memórias
Título Original: The Memory Book
Livro Único
Autora: Lara Avery
Ano: 2016
Páginas: 392
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Amazon

Lindo... e triste... e feliz.

Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

A Trama: Eu não planejava ler esse livro. Por uma série de coincidências, ele acabou caindo nas minhas mãos e abri a primeira página sem ter ideia da premissa. Assim, fiquei muito surpresa quando descobri que é sobre uma garota que tem uma doença e não estava emocionalmente preparada. É claro que terminou em lágrimas.
Por mais que você esteja pensando "oh não, um livro triste", juro que na maior parte, é um livro bem comum. Sammie, a protagonista, é uma garota que adora ler, participa do clube de debates da escola e se interessa por garotos como todo mundo. Às vezes se passavam longos períodos na trama sem nenhum sinal grande da doença, então quando eles apareciam, sempre me pegavam de surpresa, tornando a situação extremamente tensa.
Eu gostei bastante da trama! Em geral, é um contemporâneo comum, incluindo até mesmo um triângulo amoroso, então ajuste suas expectativas e seja feliz.

A Protagonista: Sammie é incrível! Sua capacidade de ser positiva mesmo nas situações ruins e sua personalidade estranha me encantaram. Eu amei quando ela dizia para si mesma "você não é um robô" e tentava interagir normalmente com outros seres humanos (muitas vezes falhando). A situação amorosa da garota era um pouco complicada, mas em geral ela passou por muitos problemas que adolescentes normais passam e eu gostei que a autora não deixou que a doença de Sammie tomasse conta da trama toda.

Os Personagens Secundários: Apesar de eu ter gostado bastante dos personagens secundários, incluindo a família de Sammie e seus amigos, acredito que nenhum realmente conseguiu ter aquela profundidade e complexidade necessária em personagens incríveis, então não me apeguei demais a ninguém.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu tenho uma relação de amor e ódio com essa capa. Gostei muito da ilustração, mas absolutamente não gostei das cores. Ainda não vi a cópia finalizada do livro, mas a tradução está ótima.
A escrita da Lara é o ponto alto do livro, já que sua maneira gostosa e envolvente de falar sobre a vida da Sammie, como se ela estivesse escrevendo em um diário, é o que torna o livro tão fácil de ler. 

Concluindo: Eu gostei bastante do livro e acredito que a maioria das pessoas, contanto que leia com as expectativas corretas, vai gostar também. É claro que a trama tem seus defeitinhos, principalmente em relação ao romance, mas continua sendo um ótimo livro.


Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge