Blog Portão Azul

Conteúdo Recomendado

Blog Portão Azul


Minissérie | 5 coisas sobre "Justiça"

Posted: 03 Sep 2016 11:29 AM PDT

    
     Justiça é a primeira minissérie nacional que eu realmente me empolguei em assistir. Acho que o grande responsável por isso é o formato que escolheram para contar as histórias, mas explico isso mais pra frente. Separei 5 coisas sobre a minissérie criada por Manoela Dias e transmitida pela Rede Globo.

1) AS HISTÓRIAS

     A minissérie conta 4 histórias de 4 personagens diferentes, mas todas se passam em Recife e estão interligadas. A primeira que acompanhamos de perto, às segundas-feiras, é da Elisa que vê a filha ser assassinada a tiros pelo namorado que vai preso por isso, mas depois de 7 anos está solto novamente. Às terças-feiras vemos Fátima que tem problemas com o vizinho novo e seu cachorro que ataca os filhos dela. Fátima mata o cachorro a tiros e Douglas, o vizinho policial, coloca drogas em sua casa, o que faz com que seja presa, mas também saia da cadeia 7 anos depois. Quinta-feira acompanhamos Rose que acabou de completar 18 anos e passou no vestibular, mas vai presa por ser pega com drogas em um luau na praia. Sexta-feira conhecemos Maurício que pratica eutanásia em sua mulher depois dela sofrer um acidente e ficar tetraplégica. Ele também vai preso e é solto 7 anos depois.


2) A CRONOLOGIA

     Todas as histórias acontecem simultaneamente, os personagens que vão para a cadeira são presos na mesma noite e como tudo se passa na mesma cidade, quase que no mesmo bairro praticamente, vemos trechos de algumas histórias enquanto outra está sendo contada. Por exemplo: Em todas as tramas os personagens estão presentes na cena do acidente de Beatriz (esposa do Maurício que fica tetraplégica), logo, a mesma cena nos é apresentada de pontos de vista diferentes. Eu sempre falo aqui que amo quando vemos a mesma situação de ângulos diferentes, com personagens diferentes que tem pensamentos diferentes, seja em livro, série ou filme. Em Justiça não seria diferente, só notamos alguns erros, algumas cenas se desencontram se você pensar direitinho no tempo em que as coisas acontecem, acho que podia ser melhor encaixado, principalmente no primeiro episódio de cada personagem, em que acontece tudo de uma vez.

3) A RELEVÂNCIA

     A minissérie não é só um entretenimento, ela aborda vários assuntos importantes que nos fazem pensar no que faríamos se estivéssemos na pele do personagem. São temas como, racismo, estupro, perdão, eutanásia. E ainda nos fazem questionar o conceito de justiça e como é feita aqui no Brasil. Afinal, existe justiça na vingança?

4) O ELENCO

     Tem muito ator bom nessa minissérie, fiquei impressionada, uns mais conhecidos e outros nem tanto, mas todos excelentes. Os quatro principais são Debora Bloch, Adriana Esteves, Jessica Ellen e Cauã Reymond. Vale destacar também Jesuíta Barbosa, Enrique Díaz, Leandra Leal, Luisa Arraes e Vladimir Brichta. Como tudo se passa em Recife o sotaque é parte fundamental pra gente entrar mesmo na história e se localizar. Todos estudaram direitinho, porque parece mesmo que são de lá, ficou excelente. Também vai um belo destaque para os quatro que foram presos, é muito notório a diferença de como eram antes da cadeia e como isso os mudou depois que saíram.

5) A CLASSIFICAÇÃO

     A classificação proposta pela emissora é de 16 anos, mas pra mim deveria ser 18. A minissérie conta com cenas bem fortes desde estupro a assassinato e muitas cenas de sexo e nudez na maioria dos episódios (se não todos). Me incomoda um pouco, mas cada um deve levar em conta seu gosto pessoal e idade.

     Eu não tenho a prática de acompanhar muita coisa pela TV, muito menos nacional, mas estou gostando bastante da experiência. Não comentei nada sobre fotografia e trilha sonora, mas também estão muito bem feitas. Umas cenas muito bonitas  e diferentes, vale a pena prestar mais atenção nisso. A música que marca a série é a Hallelujah na versão de Rufus Wainwright que está simplesmente maravilhosa, eu amo essa música então sou suspeita pra falar. Fica aqui a recomendação da série (e da música também).

Curta nossa Page no Facebook  ❤  Siga-nos no Instagram  ❤  Inscreva-se na Tv Portão Azul
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge