Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


(Resenha) 1+1 a Matemática do Amor - Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos - Faro Editorial:

Posted: 05 Sep 2016 08:25 AM PDT


Sinopse:

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


Opinião:

Amar alguém nunca é fácil; mas o mundo gosta de definições. O mundo precisa de definições, e ele cobra isso de você o tempo todo. Você precisa se enquadrar em padrões criados pra que as pessoas possam te definir. Mas está aí algo em que sempre penso: quer definição maior que um sentimento puro e verdadeiro?


Não são raras as vezes eu me deparo com livros que me encantam e me deixam ainda mais certa de que ler é a melhor coisa do mundo, mas o mesmo não posso falar de livros que me arrancam suspiros, que me deixam com o coração apertado e com um sentimento de saudade no momento em que viro a última página, isto poucos conseguem, '1+1 A Matemática do Amor' conseguiu isto já nas primeiras páginas. Minha nossa, que livro mais lindo gente!!


Lucas e Bernardo são amigos inseparáveis desde antes de nascer, sim, as mães já eram amigas e vizinhas quando engravidaram de seus filhos. Os meninos nasceram, cresceram e tornaram-se cada vez mais inseparáveis, hoje estão com 16 anos e possuem apenas três meses de diferença. Bernardo é mais extrovertido e sociável, faz amigos com facilidade. Lucas é mais tímido e fechado, não tem tanta facilidade com a comunicação. Os dois diferem um pouco em suas personalidades, e talvez por isto mesmo é que se completem tanto quando estão juntos. Bernardo classifica esta amizade como 'tão natural quanto respirar'.


No entanto, esta cumplicidade é abalada no dia em que Bernardo procura Lucas para contar que irá mudar-se do Brasil para Portugal com os pais em cerca de 1 mês. A notícia deixa Lucas muito abalado e ele sente-se traído pelo amigo por acreditar que Bernardo o está abandonando, acontece que Bernardo também foi pego de surpresa quando os pais lhe deram a notícia e, depois que ele consegue convencer o amigo que também está tão abalado quanto ele, os dois decidem aproveitar ao máximo o tempo que possuem juntos.


Os meninos estão de férias da escola e, com os dias livres programam-se para passar todos os momentos juntos. Lucas organiza um cronograma intitulado "Projeto férias perfeitas para o Bernardo" porém, isto não dá muito certo, os nervos estão à flor da pele por conta da inevitável separação que se aproxima e eles acabam divergindo em várias situações, na verdade é mais do que isto, aquela amizade sincera que sempre existiu parece estar finalmente se mostrando ser bem mais do que aparenta e isto os tem deixado um pouco assustados e temerosos.


Nem Lucas e nem Bernardo negam ou tentam fugir das evidências, mas são ainda muito novos e passam por momentos de dúvidas do que realmente sentem e de como lidar com a nova situação, natural como em qualquer relacionamento, principalmente quando os 'protagonistas' são adolescentes inexperientes. Conforme os dias vão passando, mais o sentimento se torna real e intenso e a oportunidade é única, o futuro com a distância não é completamente seguro...


Ainda estou meio embasbacada com a carga emocional contida nesta trama, foi uma leitura magnífica, uma história linda e emocionante, um assunto muito atual e tratado de forma bastante sensível e natural, como deve mesmo ser. A narrativa é em primeira pessoa e intercalada entre um personagem e outro, o que na minha opinião é ótimo para que o leitor fique completamente inteirado não só dos fatos como também dos sentimentos dos personagens. Termino esta resenha com a convicção de que "1+1 A Matemática do Amor" foi um dos livros mais sensíveis e tocantes que tive a chance de ler nos últimos tempos. Apaixonada por esta trama!!!



 http://faroeditorial.com.br/site/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge