Livroterapias

Conteúdo Recomendado

Livroterapias


Resenha: O ano em que te conheci, de Cecelia Ahern

Posted: 12 Aug 2016 12:27 PM PDT




O ANO EM QUE TE CONHECI
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336

Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.  Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.

Olá Leitores!
Trago para vocês a resenha de um livro da Cecelia. Sei que essa magnífica autora possui milhares de fãs e poder dividir minhas impressões com vocês é sempre muito bom.
Vamos conhecer um pouco mais desse livro tão legal?

O ano em que te conheci, de Ceccelia Ahern, conhecemos Jasmine, uma mulher de trinta e poucos anos que possui duas paixões no mundo: Seu trabalho e sua irmã Heather, que possui Síndrome de Down, mas é tão independente quanto qualquer um. Um belo dia, Jasmine vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando é demitida do emprego que tanto ama e, como se não bastasse, por força do contrato, precisa tirar licença de um ano antes de começar em outro lugar.

Jasmine odeia ter que ficar em casa, principalmente por conta de seu vizinho Matt. Um radialista que chega sempre de madrugada, bêbado, escultando a mesma música, sem se importar com o conforto das outras pessoas. Sem falar que pelo conteúdo do seu programa, ele é um verdadeiro babaca!

Os dias passam com Jasmine tendo de visitar amigas que não vê a séculos, pequenas comemorações com os amigos e reuniões de terapia Heather. Sem muito o que fazer ela passou a vigiar Matt e um belo dia vê que a mulher o deixou, ele perdeu o emprego e está se entregando cada vez mais ao vício do álcool.

A procura de uma atividade, Jasmine, que tem o nome de flor, decide se dedicar a reforma do seu jardim e assim os dias vão passando mais rápido. Contudo, isso faz com que Matt se aproxime o que a deixa mais irritada. Mas uma estranha amizade começa a surgir e cada vez mais eles perceber coisas em comum...

Como será que Jasmine sobreviverá a esse 12 meses?
Será que as semelhanças entre ela e Matt serão suficientes para fazer nascer uma amizade?
Só o tempo e as mudanças de estações poderão dizer.



Encantador.

Cecelia Ahern surpreende mais uma vez ao criar uma história simples, cotidiana, mas repleta de significado e uma carga de sentimentos sem igual. Mas não vá esperando uma história romântica, aqui veremos outro tipos de relações surgirem entre as personagens.

Jasmine é uma mulher que precisa viver mais para si e se libertar de algumas amarras. E com o passar dos capítulos vamos percebendo como a experiência conseguiu transformá-la em uma pessoa diferente. O mesmo ocorre com Matt, que começa sendo um personagem tedioso, mas vamos aprendendo a gostar dele e torcer por algo mais.

As personagens secundárias são ótimas: Com destaque para Heather, irmã de Jasmine que é uma graça. Aliás, preciso destacar o respeito e a beleza que Ahern teve em mostrar o cotidiano de pessoas portadores de Síndrome de Down.

A narrativa é simples, mas preciso dizer que não é tão fluída. Não há muitos acontecimentos. Tudo acontece dentro das personagens: Conflitos, descobertas, implicações, alegrias tristezas. O livro é narrado por Jasmine e divido em quatro partes: Inverno, Primavera, Verão e Outono. Engraçado que percebi a mudança de tom de acordo com mas estações, recurso inteligente usado pela autora.

A capa está linda e contém muitos elementos da história. A diagramação é simples e o kit enviado para os parceiros da Editora Novo Conceito contém um lápis que, após utilizado, pode ser plantado, pois contém sementes que ajudaram a devolver a natureza o que foi tirado dela. Muito amor né gente? <3

O ano em que te conheci é um livro que fala amizade, problemas familiares, perdas, superação de obstáculos, transformação pessoal. Para quem gosta desses temas, é um ótimo exemplar de leitura e para os amantes de Cecelia Ahern, um livro imperdível.

Espero que tenham gostado.
Ficaram curioso?
Comentem!

Abraços e até mais.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge