Livros e Chocolate Quente

Conteúdo Recomendado

Livros e Chocolate Quente


Literatura Nacional, Vamos Conhecer?

Posted: 14 Aug 2016 05:00 AM PDT


Olá, tudo bem com você ? 

Hoje é dia de conhecer mais uma autora nacional! Confira agora :

Do Som ao Impacto


Do Som ao Impacto… Um livro de contos, talvez a mais absurda e melhor definição, pois o conto está tomado de resposta. As perguntas que sempre serão feitas a respeito do exercício de contar histórias encontram as respostas prontas nesse gênero, bastando somente saber que são contos. Do Som ao Impacto pega e dá carona ao cinema, seu ritmo e estilo. Se toda situação pode ser vivida tanto na literatura quanto no cinema, nesses contos há uma busca que se faz explícita sem o menor problema de buscar o clima do cinema, o silêncio de uma imagem ou uma situação somente observada. A maneira pela qual as imagens seguem intercalam-se e antecedem às outras imagens e aos chavões do cinema aqui rearmados. O cinema Noir, a imagem da chuva, o suspense que depois se mostra desnecessário, mas sobre tudo o cinema que se mostra no som e no impacto, o som que sugere, o "impacto" da imagem que pode ainda só sugerir, mas possui também uma natureza muito mais brusca, rápida e bela. Do som de um tiro ao impacto da bala com o corpo, tudo gira em torno dessa fato, antes, depois, durante, distante mas ligado a isso.

Confira agora o bate papo com o autor:


Nome: Ygor Moretti Fiorante

Idade: 36

Cidade Onde Mora: São Paulo

Como surgiu a ideia de escrever "Do Som ao Impacto"? 


Tenho muita influência do cinema, o clima de filmes de máfia, as tramas de Quentin Tarantino, cinema Noir de detetives, gosto dos filmes e histórias que se intercalam, Pulp Fiction, Rashonon do Kurosawa. Queria escrever uma história dessa que possui diferentes visões de um mesmo fato, histórias que tem algo em comum mas também fossem independentes, o leitor pode ou não notar essas ligações, mas acredito que naquela segunda leitura que se faz do livro novos mistérios podem ser revelados, algumas certezas podem ser abaladas e assim por diante. 

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?
Eu terminei de escrever a prmeira versão em 2004 mais ou menos, demorou uns três anos, mas fui e voltei várias vezes até essa versão publicada pela editora Multifoco, dá pra se colocar ai 10 anos entre revisões e edições.

O que o leitor pode esperar de "Do Som ao Impacto"?
Do Som ao Impacto acredito que seja um livro que vai se revelando aos poucos. O leitor pode esperar personagens "reais" que enfrentam dramas e situações de suspense, solidão e tensão. Os contos narram situações limitrofres onde depois daqueles fatos, a vida dos personagens jamais será ia mesma. O leitor vai se deparar com isso, seja em ações físicas de espaço e tempo ou apenas no inconciente de cada personagem.

"Do Som ao Impacto" será uma série? Se sim de quantos livros?
A principio seria um livro apenas. Recentemente pensei em voltar as essas histórias e apresentar algumas continuações ou outras versões dos mesmos fatos, mas tenho outros projetos na frente...

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?
Gosto muito de José Saramago, Italo Calvino, Graciliano Ramos, esses e outros me influenciam, mas na verdade tento juntar referências e encontrar o meu próprio discurso tentando deixar transparecer par ao meu texto o múnimo de influencias.

Se  "Do Som ao Impacto" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria?
Fiz o Book trailer do livro e em um dos contos um personagem fala de uma música, usei essa música no book trailer também, é My Funny Valentine, versão de Gerry Mulligan e Chet Baker.



Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?
Carreira de escritor é praticamente impossível, apesar que se você não se entregar tanto na hora d escrever quanto na hora de divulgar o livro, pouca coisa acontece. Eu sou designer gráfico, me formei em letras primeiramente, depois segui nessa área. Atuo a mais de 10 anos, atualmente tenho o meu próprio negócio, a Capitular Design onde presto serviço de design gráfico e editorial. Faço diagramação, book trailers e capas de livros.

Deixe uma mensagem para nossos leitores
Quero agradecer ao pessoal do blog pela oportunidade e espaço, agradecer aos leitores dessa postagem. E para todos que gostam de livros tem aquela frase do Mário Quintana: "Os livros não mudam o mundo, os livros só mudam as pessoas, quem muda o mundo são as pessoas..."

Quem estiver interessado em ler o seu livro onde pode comprar?
O livro pode ser adquirido no site da editora Multifoco 
http://editoramultifoco.com.br/loja/product/som-ao-impacto/



Espero que tenha gostado de conhecer mais um autor nacional!

Beijos 

Até mais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge