Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - Estrela Amarela

Posted: 06 Aug 2016 11:00 AM PDT


Resenha feita pela Maay!
Título: Estrela Amarela
Título Original: Yellow Star
Livro Único.
Autora: Jennifer Roy
Editora: Seguinte
Páginas: 144
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Submarino // Saraiva

Mais um livro sobre o Holocausto, mais um novo ponto de vista.

Sinopse: Como outros sobreviventes do Holocausto, Sylvia Perlmutter ficou em silêncio por muitos anos, tentando esquecer aquilo por que passou. Mas, aos poucos, com a chegada da velhice, as lembranças começaram a vir à tona. Era hora de contar a sua história. E foi o que ela fez - falou e falou à sobrinha, Jennifer Roy, que transformou as conversas no presente relato. Roy se utiliza da voz da própria Sylvia para narrar o dia a dia da família e a sua luta pela sobrevivência durante os seis anos de guerra. No começo, com apenas quatro anos, Sylvia nem ao menos entende o que se passa à sua volta. Seus pais decidem fugir para Varsóvia, mas não conseguem trabalho. Ao retornarem a Lodz, são obrigados a abandonar sua casa para viver em um apartamento bem pequeno, sem banheiro, com as duas filhas. Dividido em quatro partes cronológicas, cada uma com uma introdução sobre os acontecimentos históricos do período, 'Estrela amarela' é um relato íntimo, feito a partir dos olhos dessa menininha, que mais de uma vez escapa da morte apenas com a ajuda do acaso.

A Trama: Depois de ter encarado a realidade dos esconderijos e dos campos de concentração, era hora de conhecer a realidade dos guetos. Guetos eram áreas urbanas, que foram cercadas durante a Segunda Guerra Mundial, e concentravam a população judaica. 
Syvia (sim, Syvia, ela mudou para Sylvia após a guerra) era uma menina de apenas quatro anos que, sem entender muita coisa, viu sua família ser obrigada a deixar a casa em que viviam e se mudar para um setor cercado da cidade. 
O livro é dividido em cinco partes que retratam os seis anos que a família passou no gueto, e é cruel ver aquela criancinha perdendo a inocência com o passar dos anos. 


Capa, Diagramação e EscritaEssa capa é muito bem feita, não consigo imaginar outra que se encaixaria mais com a trama. Não apenas pelo que a estrela amarela simboliza, mas pela sua importância para a libertação do gueto de Lodz. 
A escrita é fluída, a leitura é rápida e a linguagem é tão simples e pura que chega a doer

ConcluindoO livro é curto e a leitura é rápida, é uma história que você lê facilmente em duas, três horas. E ela merece ser lida, principalmente por trazer um novo olhar sobre esse período tão importante da história mundial. 
Talvez eu esteja saturando vocês com livros sobre esse tema, e se estiver, me avisem, mas é que ando mais viciada do que o normal.


Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge