Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - O Mistério de Eleusis

Posted: 05 Aug 2016 11:00 AM PDT

Resenha feita pela Lary!
Título: O Mistério de Eleusis

Título Original: O Mistério de Eleusis
Livro Único.
Autor: Marcio Sidney
Editora: Novo Século
Páginas: 445
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: 
Amazon // Extra

Sinopse: Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa. Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los? Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

A Trama: Um grupo de ladrões se especializou em cometer crimes extraordinários, eles procuram vítimas notórias: um Banco Europeu, um famoso Joalheiro Parisiense, Museus, etc. Para tornar tudo mais difícil eles avisam as vítimas sobre o que irá ser roubado e quando, e mesmo com muita segurança e preparo - por parte das vítimas - os ladrões sempre são subestimados e conseguem o que foram procurar.

O ProtagonistasNão há exatamente um protagonista, a história é dividida em três partes, na primeira os crimes são relatados do ponto de vista das vítimas, na segunda dos ladrões e na terceira o autor nos explica como tudo foi feito. Na primeira parte só conseguimos identificar uma personagem mais recorrente lá para o terceiro ou quarto capítulo e a partir da segunda quando temos personagens mais interessantes, não posso dar detalhes pois podem acarretar em spoilers. Podemos considerar como protagonista Otavius, o chefe da New segurança (empresa que surgiu da necessidade de maior segurança por conta dos novos roubos), ele fica obcecado por descobrir que são os ladrões e detê-los.

Personagens Secundários: Novamente não posso comentar muito, mas há algumas personagens de maior destaque como, a equipe da empresa de Otavius: Thomas, Richard, Lee e mais um que não lembro o nome... Marvel o sócio da New Segurança, seu filho Alex, esperto e misterioso.

Capa, Diagramação e Escrita A capa é bem chamativa e interessante, mas sem a leitura da sinopse e com esse título (O mistério de Eleusis é um antigo culto pagão que os gregos realizavam para cultuar Deméter, Deusa da agricultura - que teoricamente na procura de sua filha, a deusa Perséfone, que foi sequestrada por Ades;  passou pela cidade Eleusis há 23 km de Atena, onde ela passou a morar e onde o governo construiu um templo para ela - o culto envolvia iniciações com sacrifício de animais e tudo), temos uma idei completamente diferente do conteúdo, e apesar de ser uma série e prometer ainda algumas respostas, só isso já causa uma decepção. A diagramação é simples com detalhes interessantes no início dos capítulos, há alguns erros de revisão, mas a escrita do autor e coerente e fluida.

Concluindo: Esse livro tem um erro grave, a abordagem que o autor usou para relatar a trama é muito falha. Apesar da ideia ser boa, bem explorada e explicada, em alguns pontos me lembra a trama do filme Um truque de Mestre e Onze homens e um segredo, Márcio resolve contá-la relatando como são feitos os roubos de dois pontos de vista, o que se torna muito repetitivo, a primeira parte do livro então se torna tão arrastada e entediante que é até difícil se conectar as personagens e situações - na verdade o livro fica interessante mesmo no final e em alguns parâmetros da segunda parte - por esses motivos não sinto vontade de ler as continuações, uma pena pois esse gênero é pouco explorado no universo literário e muito interessante.


Classificação:

                                           
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge