Fome de Livros

Conteúdo Recomendado

Fome de Livros


Resenha - The Truth About Alice

Posted: 12 Aug 2016 10:00 AM PDT

Resenha feita pela Tay!
Título: The Truth About Alice

Livro Único.
Autor: Jennifer Mathieu
Editora: Roaring Book Press
Páginas: 209
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: 
Amazon // Saraiva 

Sinopse: Todo mundo sabe que Alice dormiu com dois caras na mesma festa.

Mas você sabia que Alice estava mandando mensagens impróprias para Brandon quando ele bateu o carro?
É verdade. Pergunte PRA QUALQUER UM.
Há boatos de que Alice Franklin é uma vadia. Está escrito por todo o box do banheiro na Healy High para todo mundo ver. E depois que Brandon Fitzsimmons, estrela do time de futebol, morre em um acidente de carro, os rumores começam a sair fora de controle.
Nesse memorável livro de estreia, quatro estudantes da Healy High - a garota que teve a festa infame, o sobrevivente do acidente de carro, a antiga melhor-amiga e o garoto da casa ao lado - contam tudo o que sabem.
Mas qual é exatamente a verdade sobre Alice? No fim, há apenas uma pessoa a quem perguntar: a própria Alice.

A Trama: O livro intercala entre passado e presente para compreendermos um pouco melhor a história e Alice, descobrirmos se é verdade ou mentira o que dizem sobre ela. Apesar de um pouco diferente do que eu esperava, é uma história importante e que, com certeza, consegue despertar emoções no leitor. Cada um dos quatro narradores têm revelações muito importantes para fazer ao longo do livro, deixando que o leitor fique curioso para descobrir mais e mais sobre quela história. Muita gente ficou insatisfeita com o final, mas eu consigo compreender o porquê da autora tê-lo feito daquela forma. Ele machuca um pouco, mas também deixa um gostinho de esperança.


Os Personagens: Como todo mundo é meio que protagonista, vou falar sobre eles num mesmo tópico. Elaine é a garota mais popular da escola e adora ter esse status. Ela sabe que nunca vai sair da cidadezinha onde mora e não tem pretensão disso, já que adora conhecer todos os vizinhos que tem. Apesar de ter motivos para não gostar de Alice, senti que ela estava ali só para jogar mais lenha na fogueira e alimentar os boatos. Kelsie era a melhor amiga de Alice até os boatos começarem e ela se afastar completamente, com medo de que sua amizade sujasse sua imagem. Ela com certeza é a que mais me irritou por suas atitudes, por sua fraqueza e por seu medo, além de ser bastante hipócrita. Acredito que é exatamente isso o que a autora queria que sentíssemos em relação a ela e sua deslealdade com a "melhor amiga". Eu poderia até gostar de Josh, não fosse a sua revelação da história. Apesar disso, foi interessante ler sob seu ponto de vista e conhecer alguns de seus sentimentos em relação ao melhor amigo - Brandon. Kurt é meu personagem favorito. Ele é super anti-social, um nerd de carteirinha e um pouco estranho, mas eu gostei das atitudes que ele tomou e de como descobriu uma coragem que pensava não ter. Sobre Alice vamos descobrindo aos poucos ao longo da história, a partir dos relatos de cada um dos narradores. Ela nunca foi uma garota fácil, mas mesmo assim era bastante popular e sempre tinha alguém querendo sair com ela. A forma como ela está no "presente" é o resultado do que fofocas e boatos podem fazer, a prova de como as pessoas podem ser cruéis.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa foi a primeira coisa que me atraiu nesse livro um tempo atrás e acho que ela combina bem com a história, os rabiscos referenciando todas as coisas infames que escreveram sobre ela no banheiro da escola (quem nunca leu um "fulana de tal é uma puta" dentro de um box?). Curti bastante a narrativa nos quatro pontos de vista, alternando entre os narradores. São escritos em primeira pessoa e achei incrível como a autora conseguiu diferenciar quatro vozes dentro do mesmo livro. Mesmo que você não tivesse lido quem estava narrando, conseguiria adivinhar. O livro é bem curto e a leitura flui facilmente, como eu disse antes, a curiosidade mantém você preso às páginas até o livro acabar.

ConcluindoThe Truth About Alice é um bom livro e merece ser lido. Ele passa uma mensagem, principalmente pelo final que tem. Eu não cheguei a chorar lendo, mas em alguns momentos meus olhos encheram de lágrimas. Apesar de eu chorar (ou ficar com os olhos cheios d'água) com quase qualquer coisa, isso quer dizer que o livro conseguiu mexer um pouco comigo e eu adoro histórias que conseguem fazer isso.

Classificação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge