Livroterapias

Conteúdo Recomendado

Livroterapias


Resenha: Destinos e Fúrias, de Lauren Groff

Posted: 07 Jul 2016 08:51 AM PDT


DESTINOS E FÚRIAS
Autora: Lauren Groff
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Sinopse: Toda história tem dois lados. Todo relacionamento tem duas perspectivas. E às vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos.
Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são jovens, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos: reuniões com amigos no apartamento em Manhattan; uma carreira que ainda não paga as contas; uma casa onde só cabem felicidade e sexo bom. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é invejada como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida.
Porém, nem tudo é o que parece; toda história tem dois lados, e em um casamento essa máxima se faz ainda mais verdadeira. Se em Destinos somos seduzidos pela imagem do casal perfeito, em Fúrias a tempestuosa raiva de Mathilde se revela fervendo sob a superfície. Em uma reviravolta emocionalmente complexa, o que começou como uma ode a uma união extraordinária se torna muito mais. Com profundidade e um emaranhado de tramas, a prosa vibrante e original de Destinos e fúrias comove, provoca e surpreende. Um romance sobre os muitos casamentos possíveis entre o amor, a arte e o poder e sobre os diferentes pontos de vista pelos quais essas combinações podem ser enxergadas. Romance finalista do National Book Award de 2015 e do Kirkus Prize, eleito livro do ano pela Amazon e diversos veículos de imprensa, entre eles The Washington Post, Time, Slate e Kirkus Reviews. Best-seller do The New York Times, Destinos e fúrias teve direitos de publicação vendidos para mais de 20 países.
Olá Leitores
Essa foi uma das minha leituras mais desejadas de 2016.
Quando vi esse lançamento na Turnê Intrínseca, quis ter esse livro na mesma hora.
E quando ele chegou em minhas mãos, passei na frente de todos os outros livros.
Vamos conhecer mais detalhes dessa história intrigante?

Antes de mais nada preciso explicar a dinâmica do livro.
Destinos e Fúrias é narrado pelo casal Lotto e Mathilde, sendo dividido em duas partes: Em Destinos, temos a visão da história sob ótica de Lotto e em Fúrias, no olhar de Mathilde.
O leitor pode escolher por qual parte começar, pois, apesar de se completarem, cada uma contém informações diferentes e determinantes para a dinâmica da trama.
Por mais tentador que seja, eu preferi começar por Destinos, pois quis deixar o relato da mulher por último, afinal, todo mulher esconde mais segredos ;)
Explicações feitas, vamos à história!

DESTINOS

Em Destinos conhecemos Lotto e sua trajetória de vida. Filho mais velho de pais muito ricos, ele fora criado com luxos e regalias, mas vê sua vida sair dos trilhos quando perde seu pai. Devido a algumas coisas que aprontou, sua mãe o envia para um internato. Lá ele desenvolve seu amor pelos palcos e decide que será ator. Tempos depois, Lotto entra na faculdade e logo ganha fama de garanhão. Acontece que ele vê uma garota durante uma festa e ao conhecê-la dispara: "Case-se comigo!" - Era Mathilde.
E assim, alguma semanas depois, os dois estão casados. 
O início do casamento é explosivo. Muito envolvimento, descobertas e sexo. Lotto encontrou na esposa uma mulher perfeita que o ajuda e compreende e quer tê-la para sempre ao seu lado.
"(...)Casamento é feito de mentiras. Bondosas, em geral. Omissões. Se disséssemos em voz alta as coisas que pensamos todo dia sobre nosso cônjuge, acabaríamos esmagando a pessoa até virar pasta".
Eles também recebem amigos em casa, anualmente, para celebrar a amizade, ocasião em que sua irmã mais nova Rachel, vinha visitá-lo. Faz parte daquelas pequena alegrias indispensáveis para eles.
Mas nem tudo são flores. A mãe de Lotto não ficou nem um pouco feliz com esse casamento repentino e o deserdou. O casal vive em uma casa pequena e passam por muito sufoco, pois Lotto ainda não consegue trabalhos como ator e Mathilde é quem os sustenta.  
Os anos passam, o casal continua junto apesar de apostas contrárias, e de repente Lotto percebe que possui mais talento para escrever do que para atuar.
E é assim que a vida de Lotto e Mathilde muda para sempre: Quando conhecemos o famoso dramaturgo Lancelot Satterwhite.

FÚRIAS

Em Fúrias é a vez de Mathilde relatar suas experiências pessoais. Conhecemos a infância e juventude difícil desta mulher tão cheia de segredos e como Lotto entrou em sua vida. Nossa protagonista teve um passado ingrato, onde teve que morar com alguns parentes até sair de casa. 
Ao conhecer Lotto, ela enxergou a possibilidade de criar ter uma família e um lar. A química entre os dois era intensa e a linda moça fazia de tudo para que esse casamento desse certo.
Mathilde sempre foi a maior incentivadora e influenciava o marido em muitos aspectos, principalmente conduzindo-o para que se tornasse um dramaturgo de sucesso.
"(...)Mas seu amor por ele era novo, e seu amor por si mesma era velho, e ela era tudo que tivera durante muito, muito tempo"
Contudo, os anos passam, eles amadurecem e se transformam em pessoas diferentes do início da relação e Mathilde sente  cada coisa de forma muito diferente de Lotto. 
Ao poucos, descobrimos que existem coisas ocultas que mexem com nossa protagonista e, de alguma forma, aquele casamento perfeito.
Até que um dia Mathilde se vê diante de uma situação que nunca esperou passar e isso mudará para sempre sua vida.

Afinal, toda história tem dois lados e todo casamento tem duas perspectivas. E, às vezes, a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos...


Incrível!

Destinos e Fúrias certamente foi uma das minhas melhores leituras do ano. Tenho tanto para falar que nem sei por onde começar.

As personagens, Mathilde e Lotto, foram extremamente bem construídas e mudam de acordo com a perspectiva do narrador. Em alguns momentos, Mathilde é a "parte fraca" da relação, mas em outros a vemos crescer e mudar completamente de figura. E você leitor, passa a viver numa montanha russa de emoções e dúvidas, pois ambos mudam constantemente de lado, em seus dias de glória e fracasso.

A narrativa é intensa, densa, descritiva e dual. A sensação que tive ao chegar no fim das páginas foi que estava diante de dois casamentos, pois não é possível que duas pessoas vivam a mesma relação de maneira tão distinta. Mas é exatamente isso que acontece. Alternando presente e passado, temos uma ampla visão da vida de Lotto e Mathilde, suas ações e principalmente suas omissões.

Lauren Groff é dona de uma escrita impecável. Neste livro, ela criou um cenário oscilante, personagens complexos e enredo marcado pela acidez e sensibilidade. Aqui você não encontrará um romance convencional ou açucarado, mas sim uma história que certamente poderia ser real.

A essa altura nem preciso dizer que me surpreendi. São tantos segredos, omissões, descobertas, mentiras, sacrifícios, entre outras coisa, que se passaram nos longos anos de casamento desses personagens, que dificilmente não deixará quem está lendo perplexo.

A mensagem que apreendi deste livro foi: Nunca vamos conhecer o outro completamente. Lauren Groff mostrou que as pessoas são aquilo que moldamos e idealizamos para nós. E que em qualquer relação sempre existirá dois lados.

Recomendo e muito a leitura de Destinos e Fúrias. E posso afirmar que ele merece todas as atenções e elogios que recebe.
Livro recebido em parceria com a Ed. Intrínseca <3
E então? Ficaram curiosos?
Querem saber os segredos que existem nesse casamento?
Conheciam o livro?
Gostaram da resenha?
Comentem!

Abraços e até mais.

[Lançamentos] Editora Planeta - Julho/2016

Posted: 07 Jul 2016 05:26 AM PDT



Olá Leitores!
Chegou a hora de apresentarmos os lançamentos da Editora Planeta para o mês de Julho/2016.
Ótimos livros de diversos gêneros.
Conheça e escolha seu favorito!


TRAÇOS, DE EDUARDO CILTO - Sinopse: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

POR DENTRO DA CASA BRANCA, DE KATE ANDERSEN BROWER -Sinopse: Da icônica família Kennedy aos descolados Obama, tudo o que aconteceu e acontece na Casa Branca passa pelos olhos e ouvidos de seu fiel e discreto staff, que, há mais de dois séculos, prepara as refeições, tira o pó dos móveis e arruma a cama dos presidentes americanos e de seus familiares. Neste livro da jornalista americana Kate Andersen Brower, esses privilegiados observadores ganham voz e revelam que a propriedade localizada no número 1.600 da Pennsylvania Avenue, em Washington, é, além da sede do governo dos Estados Unidos, também uma residência como muitas outras, que abriga uma família diferente de quatro em quatro anos – ou de oito em oito anos. Com uma prosa saborosa e fluida, Kate traz à tona cenas do dia a dia do afamado endereço que nunca ou pouco repercutiram aqui no Brasil, como a reação do porteiro da Casa Branca ao atentado de John Kennedy, a rotina espartana de Jimmy Carter que obrigava os empregados a se levantarem de madrugada para limpar o Salão Oval, as ameaças sofridas pelos titulares da residência e, claro, os grandes jantares e festas. Graças aos depoimentos de mordomos, arrumadeiras, cozinheiros, floristas e calígrafos, entre outros profissionais, e de três ex-primeiras-damas, os bastidores dos mais de 160 cômodos distribuídos por seis andares da mansão mais famosa do mundo são revelados ao curioso leitor.

MORTE NO BURACO NEGRO E OUTROS DILEMAS CÓSMICOS, DE NEIL DEGRASSE TYSON - Sinopse: Neil deGrasse Tyson é um dos mais populares e queridos cientistas de todo o mundo porque sabe guiar seus fãs através dos mistérios do universo com clareza e entusiasmo. Reunindo mais de quarenta dos seus ensaios favoritos, Buraco Negro explora uma miríade de tópicos da astronomia. Desde a vida astral nas fronteiras da astrobiologia até como seria estar dentro de um buraco negro – literalmente! Passeando pelos mais diversos temas, Tyson mostra como a indústria cinematográficaretrata a vida extraterrestre ao mesmo tempo que examina a relação entre ciência e religião no contexto de conflitos históricos. Ele também narra a história da progressão do planeta Terra, desde a sua localização no centro do universo até o estado atual: um pequeno e insignificante grão de pó no cosmos. Seus programas na TV e na internet e seus livros fazem muito sucesso porque o mais famoso astrofísico da atualidade é um professor nato que simplifica as complexidades da astrofísica ao partilhar uma visão contagiante pelo universo.

RESPOSTA DE DEUS PARA PROBLEMAS COMPLICADOS, DE SHEILA WALSH - Sinopse: Jesus disse para amarmos a Deus com tudo o que temos e somos e para amar aos outros como amamos a nós mesmos. É um plano simples, porém difícil de ser colocado em prática. Pensando neste plano, a autora best-seller Sheila Walsh acredita que seja possível levar uma vida mais simples, tendo o amor como foco, mesmo em um mundo extremamente complexo. Atualmente, muito se fala sobre o essencialismo, mas será que sabemos o que isso realmente significa? Descubra uma maneira mais simples de vida e de amor. Baseado no exemplo de Jesus e de sua caminhada, Respostas de Deus para problemas complicados retomará a essência da felicidade e da saúde espiritual. É hora de voltar ao plano inicial de amar a Deus e aos outros, sem maiores preocupações. Só assim será possível encontrar beleza nas coisas simples da vida.



DIÁRIO INTERNACIONAL DE BABI, DE CHRIS SALLES - Sinopse: Mudar nunca foi a palavra preferida de Bárbara. Porém, depois da separação dos pais, a garota de 15 anos se vê obrigada a migrar com a mãe e os irmãos para Orlando, a cidade americana onde os sonhos ganham vida. E descobre que a fronteira entre o real e o ilusório pode ser mais difícil do que parece. Romance juvenil da carioca Chris Salles, autora que teve mais de 5 milhões de leituras na rede social de escritores Wattpad, tendo vencido dois prêmios Wattys 2015.





POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?, DE MARIO SERGIO CORTELLA - Sinopse: Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como "Paciência na turbulência, sabedoria na travessia", é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.


ÓRFÃO X, DE GREGG HURWITZ - Sinopse: Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para "desaparecer" e viver para um único propósito, agora sob o codinome de "Homem de lugar nenhum": salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa? – está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

Gostaram?
Qual desses livros chamou mais sua atenção.
Teremos resenhas de alguns deles aqui no Livroterapias.
Comentem!

Abraços e até mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge