Livroterapias

Conteúdo Recomendado

Livroterapias


Resenha: O Adulto, de Gillian Flynn

Posted: 27 Jul 2016 12:10 PM PDT

O ADULTO
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 64
Skoob

Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.
Olá Leitores!
Sempre que um livro da Gillian Flynn é lançado sempre priorizo sua leitura. Coisas de quem adora um autor e conta os segundos por alguma coisa nova.
Quando soube que a Intrínseca publicaria O Adulto, contei os dias para ter esse conto em minhas mãos e agora compartilho com vocês minhas impressões com vocês.

O Adulto, de Gillian Flynn é um conto sombrio que narra a história de uma jovem que desde muito cedo teve que aprender a se virar. Cresceu em uma pequena casa com diversas manchas que ficaram em sua memória. Além disso, precisava sair com a mãe diariamente para pedir esmolas na rua e aquela atividade a ensinou muitas coisas.

Aos dezesseis ano ela passou a morar sozinha e ganhar a vida como pode. Aprendeu a dizer exatamente o que as pessoas gostariam e ouvir e assim virou uma grande manipuladora. De tanto observar pessoas, ela consegui ter muitos palpites sobre suas vidas. Até que o destino a conduziu para um lugar chamado Mãos Espirituais, onde funcionam dois tipos de atividades: Esoterismo e previsão do futuro e  nos fundos da casa, mulheres masturbavam homens como forma de entretenimento.

Nossa personagem trabalhou durante alguns anos com essa prática manual, mas acabou desenvolvendo síndrome do túnel do carpo. Quando recebe a oportunidade de passar para frente da casa, realizando previsões do futuro para as clientes. Eventualmente, ela atendia alguns homens mais antigos, como Michael Audley, que sempre emprestava livros que ela adorava ler.

Até que um dia entra uma mulher diferente de todas que ela já viu: Susan Burke, com aparência de gente rica e inteligência acima da média, seria difícil manipulá-la. Acontece que aos poucos, nossa protagonista percebe que existe algo errado em sua casa e começa a dar palpites certeiros que acabam afugentando Susan. 

Contudo, passam-se os dias e aquela mulher volta e releva que há uma mancha de sangue escorrendo misteriosamente do teto e que seu enteado problemático está lhe tirando o sono. Susan então a convida para que ela vá até a sua casa, o antigo Solar Caterhook, para fazer uma limpeza espiritual.
Nossa jovem aceita fácil, pois será garantia de dinheiro sem muita dor de cabeça. 

Mas ao chegar na casa, ela percebe a atmosfera pesada e tem certeza de algo ruim está naquela casa. E quando coisas estranhas acontecem, ela terá de decidir se ajudará aquela família ou tentará salvar sua própria vida...


Genial!

Mais uma vez Gillian Flynn nos presenteia com uma história muito bem escrita, ácida, cercada de reviravoltas e um final surpreendente.

O Adulto foi escrito a pedido de ninguém menos que George R. R. Martin e nele Flynn apresenta seu estilo de escrita sobrenatural, com boas pinceladas de terror. A narrativa é rápida e em menos de 70 páginas mergulhamos numa história perturbadora.

Nossa personagem, a quem não foi atribuído um nome, é uma verdadeira sobrevivente. Possuiu um humor ácido típico das personagens de Flynn e gostaria de ser e ter mais do que a vida lhe permitiu. Interessante observar os papéis que ela assume ao longo da história, sem perder a sua essência. As demais personagens também receberam um tratamento especial em sua construção, enriquecendo ainda mais a obra.

O que mais me impressionou foi a construção da trama até o desfecho. Flynn soube plantar dúvidas, criar situações e inserir cenários que além de prender o leitor, provocam dúvidas e muita aflição. E mais uma vez mostrou provou que merece cada elogio atribuído a ela.

Sem dúvidas, recomendo a leitura de O Adulto. Tanto para os ávidos fãs da escritora, como para aqueles que desejam ter um primeiro contato com sua impecável escrita. Duvido você esquecer essa história tão cedo...

Ficaram curiosos para saber o desfecho de O Adulto?
Gostam da escrita de Flynn
Comentem!

Abraços e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge