Garotas e Livros

Conteúdo Recomendado

Garotas e Livros


Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

Posted: 27 Jun 2016 11:10 AM PDT

"Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho."

Já se imaginou ser alérgica a tudo? Qualquer ambiente, o sol, o ar puro, qualquer e toda coisa pode ser algo fatal pra você. Viver dessa maneira não é fácil, mas Madeline Whittier - Maddy - acabou se acostumando. Afinal, nunca tinha provado o que era viver de verdade. Ela sabia, através das centenas de livros que leu, e desejava mais que tudo poder sai, viver, ir lá fora e sentir o mundo. Mas qualquer coisa poderia desencadear uma série de alergias que a matariam. Ela vivia em uma bolha, sua casa foi adaptada para isso desde que ela tinha meses de vida. Só convivia com a mãe que é médica, e a enfermeira Carla. Mais eis que ela ganha novos vizinhos, dentre eles, o jovem e impulsivo Olly.

"[...] Você não está viva se não tiver arrependimentos."

"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."


Título original:  Everything, everything
Autor: Nicola Yoon 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 300


Primeira frase do livro:
"Li muitos mais livros que você."


Ter vizinhos da mesma idade e não poder conhecê-los é complicado. Ela já tinha passado pelo mesmo quando mais nova e não queria repetir, mas foi impossível não ter uma aproximação entre os dois. Ela tinha sua vida virtual, tinha seus livros, a companhia de Carla e sua mãe, mas ela queria se sentir tão viva quanto qualquer adolescente. É tenso tentar se colocar na pele de Maddy, não fazer ideia do cheiro do oceano, de como é segurar uma rosa, da areia escorrendo pelos dedos. Essas coisas que, para nós, são tão triviais, tão comum que não damos mais importância, mas que ela daria tudo para saber. 

"[...] Evitar imaginar coisas impossíveis foi a forma que eu encontrei para me tornar relativamente zen."

O livro é cheio de ilustrações, o dia a dia de Maddy é pincelado por muita fofura nesses desenhos e acontecimentos. Ela toma nota de muita coisa e a autora consegue passar tudo isso de forma leve. É um livro de leitura fácil e divertida. É impossível não se empolgar com as pequenas descobertas dela, as conversas engraçadas, a autenticidade de Olly, a preocupação constante da mãe e a amiga que é Carla. É um livro doce, que mostra muito desse amor fraternal, do cuidado com o próximo, dos detalhes que é feito a vida. Maddy é uma leitora ávida, então encontramos vários livros citados durante o enredo. O final dá aquele gostinho de "quero mais, por favor, me diz mais um pouco". 

"Queria dizer algo, não apenas isso, mas sim dizer a coisa perfeita para confortá-lo, para fazê-lo esquecer da família por alguns minutos, mas 
não consigo pensar em nada. É por isso que as pessoas tocam as outras. Em certas ocasiões, as palavras simplesmente não são suficientes."

Não dá pra deixar de falar dessa capa magnífica. Toda a diagramação do livro é incrível. Ele é lindo por fora e por dentro. Letras e desenhos. Cada detalhe do livro foi cuidadosamente trabalhado para te passar uma sensação gostosa ao ler. Edição impecável. Da metade para o fim, segurei o livro e só soltei quando acabei de madrugada, a autora não me deixou dormir até ler os agradecimentos. Amei a escrita da Nicola, é fluída e sem enrolação. Eu espero mais e mais livros da autora. Que seja o primeiro de muitos. 

"As vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge