Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


Dica da Grazi: 10 Filmes com finais surpreendentes

Posted: 16 Jun 2016 04:16 AM PDT



Se você é como eu e vive entediada(o) com esses filmes clichês e enfadonhos que vem aparecendo aos montes todos os anos, essa lista é para tornar suas férias mais felizes. Ou não. Afinal, a maioria dos filmes com plot twists  são de suspense e conseguem ter uma drama beeeem densa. De qualquer forma, a sensação final é maravilhosa! Tem coisa mais legal do que terminar um filme e ficar horas, dias, meeeeeses viajando sobre aquilo? Fez sentido? Foi justo? Foi bem pensado? Como você não percebeu? Felizmente, ainda existe gente na literatura e no cinema que consegue nos deixar empolgados. Bora conhecer meus TOP 10 filmes com finais plot twist.

10. SuckerPunch - Mundo Surreal




Bom elenco, ótima ambientação, fotografia... só pecou um pouco no desenvolvimento to enredo. Dá uma perdida ali pela metade, mas nunca deixa de ser interessante. SuckerPunch é um filme que divide opiniões entre os que odiaram e os que amaram, mas esses grupos são unidos nunca coisa: ninguém entendeu o que diabo aquele final queria dizer. Ficou em aberto.

IMDB: 6.1

Sinopse

Babydoll (Emily Browning) foi internada em um sanatório pelo padrasto inescrupuloso, que encomenda uma cirurgia para destruir o cérebro dela. Mas a jovem descobre que seu refúgio pode estar dentro de sua mente e só assim ela poderá se libertar para sempre. Agora, vivendo esse mundo paralelo, ela enfrentar dragões, samurais, robôs e nazistas sobrenaturais, que a farão viver uma perigosa e fantástica aventura na companhia das colegas de internação Blondie (Vanessa Hudgens), Rocket (Jena Malone), Amber (Jamie Chung) e Sweet Pea (Abbie Cornish). Seria essa então a sua única chance de libertação?

9. Amnésia (Memento)




Um das grandes adaptações do Christopher Nolan, Memento não tão um pingo de defeito. Obra máxima e clássica. O filme foi baseado em um livro escrito pelo irmão do diretor e teve um dos que figura entre os melhores finais do cinema.

IMDB: 8.5

Sinopse


Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
.
8. Clube da Luta (Fight Club)




Um dos filmes mais comentados de todos os tempos, Clube da Luta traz em sua trama uma das melhores críticas sociais e antropológicas do cinema. Norton e Pitt estão no que considerando uma de suas melhores atuações, assim como a Helena Bonham Carter (caricata, como sempre, mas ainda assim, ótima) e dão ao filme o tom necessário para que não se perceba onde ele vai chegar. E mano, ele chega chegando. Não tenho mais a dizer: assista e fique fã. Mas preste bastante atenção: existem inúmeras referências ótimas. 

IMDB: 8.9

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

7. O Sexto Sentido (The Sixth Sense)




Esse final só não foi o mais comentado da década de 90 porque ele saiu em 1999, mas com certeza foi o mais falado dos 2000's e é até hoje um grande exemplo de como explodir a cabeça das pessoas. Tem gente que fica de ''ah, eu percebi, era óbvio'', mas é mentira. Não era não. Quando todo mundo viu, era só mais um filme de terror em que o garotinho era assombrado. NINGUÉM imaginava onde esse filme ia acabar. Foi mindblown mesmo. 

IMDB 8.1

Sinopse

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

6. Ilha do Medo (Shutter Island)




Clássico plot twist que te deixa noiado e pensando ''mas eu devia ter visto isso chegando''. Mas não dá. Era Martin Scorsese, bicho. Se o cara quer te surpreender, ele consegue. E não foi só aqui que ele fez isso. Os Infiltrados é outro do Martin com DiCaprio que rendeu um ótimo final plot twist. Não tá na lista, mas menciono aqui porque merece. Ilha do Medo te deixa pensando mil coisas, totalmente entretido e quando chega o final, você tá despreparado pra aceitá-lo. Muita piração.

IMDB: 8.1

Sinopse


1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

5. Garota Exemplar (Gone Girl)


Uma das melhores adaptações literárias já feitas e creio que tenha sido o melhor plot twist de 2014 (e isso mesmo contando Kingsman, filme pela qual sou apaixonada e digo e repito que foi o melhor daquele ano, mas que não teve beeeem um plot twist). Garota Exemplar podia ter ido por diversos caminhos. Eu pensei em pelo menos 4 diferentes, mas nenhum foi onde chegou e quando chegou, meu brodi fiquei piradaaaaaaaaaaaa. Minha mãe ficou abaladíssima, coitada. Esse final pegou pesado mesmo.

IMDB: 8.1

Sinopse


Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

4. Interestelar


Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos! Já devo ter assistido, por inteiro, umas 6 ou 7 vezes. Toda vez que assisto tento tirar mais alguma coisa não só do final, mas de todo o desenvolvimento da trama que além de fantástica é muito bem embasada cientificamente. Já gerou diversas teses e teorias e foi de uma criatividade sem limites. Amei, amei, amei. Favoritíssimo. Apesar de na segunda vez que assisti eu ter percebido que o filme foi deixando migalhas para explicar o final e que poderiam me ter dado uma ideia de para onde tava indo, na primeira vez, fui pega totalmente desprevinida. <3

IMDB: 8.6

Sinopse

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

3. Os outros (The Others)




Melhor filme de suspense da minha infância. Eu jamaaais consegui esquecer esse final e é um filme que venho recomendando para todo mundo. Não importo qual seja seu gênero favorito, Os Outros vai te seduzir, te afligir, te aterrorizar e te enganar até que PUM plot twist magnífico. Talvez um dos mais fáceis de perceber dessa lista, mas não perde mérito por isso.


IMDB: 7.6

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

2. Seven - Os Sete Crimes Capitais


Filmes sobre serial killers atraem o grande público desde sempre. E Seven figura entre um dos melhores do gênero. Ele conta com atuações simples, mas críveis dos dois protagonistas e do vilão - Kevin Space, atualmente em House of Cards -  e uma trama envolvente que seguia por uma certa linha... e foi cortada. E caracoles... que desviada fatal. Só tenho uma coisa a dizer: WHAT'S IN THE BOX???

IMDB: 8.6

Sinopse

Dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

1. O Nevoeiro (The Mist)




Aqui a po*** fica bastante séria. Tipo, coisa de doido mesmo. Maluco, piradinho. Mermão... foram meses pirada com esse final e me perguntando se não seria melhor para a minha vida que eu não tivesse visto. Até que finalmente eu entendi o que o Stephen King quis dizer quando escreveu esse livro bem adaptado pela Frank Darabont. O gênero é terror psicológico, especialidade do SK, e deixa você realmente perturbado. Sério, assista e reflita sobre esse final. Ele pira, mas faz você ter uma noção diferente sobre quem você é e até onde você pode chegar. 

IMDB: 7.2

Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.

Bônus 

Ex-Machina 

Até hoje me pergunto porque eu não vi esse final chegando. Sério, se você parar pra pensar direitinho, dá pra entender fácil. Tanto que é muito compreensível e aceitável (diferente de O Nevoeiro). É um plot twist que faz sentido, mas não deixa de ser um loop de trama. 
Esse são os que mais gostei. Tem mais algum que vocês tenham assistido? Já viram esses? O que acharam? Me contem :D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge