Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


Dica da Grazi: 10 filmes com grandes personagens femininas

Posted: 09 Jun 2016 08:41 AM PDT

Não sei você, mas eu já percebi que em filmes Hollywoodianos existem pelo menos quatro clichês básicos para a criação de personagens femininas (farei outro post sobre isso) e às vezes aparecem aqueles onde elas são melhor construídas e bem exploradas. Esses dão um grande salto no meu conceito - mesmo que a trama seja mais fraquinha - e as figuras ficam mais marcadas. E não digo pelas personagens óbvias (que citarei no final), mas sim por aquelas que a maioria não deu muita bola, especialmente porque estavam em filmes dedicados à história do homem ou porque estão em enredos mais pesados. Não é que elas não tenham tido atenção - a maioria aqui teve - mas não tiveram tanto quanto mereciam. Bora conhecer algumas?

10. Capitão América - Peggy



Cargo militar alto em uma época machista. Coloca o capitão  e os outros em seus lugares várias vezes. Tão fodona e mal utilizada que os criadores caíram em si e criaram uma série só pra ela. Aí sim! E ainda tem aquele plus maravilhoso de ser interpretada por uma atriz fofa - Hayley Atwell. Ow mulher bonita, simpática, aiin *-*

9. Interestelar - Dra. Amelia Brand 




Quase sempre que vejo comentários sobre esse filme é das grandes sacadas do Cooper, da relação dele com a Murphy e tal. Foi só eu que saquei que a Dra. Brand já tinha acertado qual planeta teria vida antes de ir para lá? E pelos motivos corretos, tais que o Cooper só veio se ligar quando caiu no bunker do buraco negro. Gente, que coisa feia. Vamos valorizar a cientista fodona aqui.


8. Bastardos Inglórios - Shoshanna




Por que sempre que alguém comenta sobre esse filme, é sobre o Pitt ou o Waltz? Melanie também mandou muito bem como Shoshanna e esta é uma das melhores personagens femininas. Ela não vingou só a si mesma e sua família, mas todo seu grupo. Aliás, Brigitte von Hammersmark também merecia mais reconhecimento. Bora lembrar delas sempre que falarem do filme, ok?

7. 300 - Artemisia




Já vi filmes sem sentido, mas esse... era a Artemísia quem tava certa, po***! Mulher mais fodona dos tempos antigos hollywoodianos. Não tem pra ninguém. E ainda é interpretada pela Eva - fucking - Green. Foi ela quem salvou o filme! 

6. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Mulher Gato/Selina Kyle




Só pela personagem que é, desafiando um dos heróis mais fodões, ela já deveria ter tido mais atenção. Mas aí ela foi interpretada pela Anne Hathaway na trilogia do Nolan e o pessoal reclamou que ela era muito magrinha para ser catwoman. Gente, na boa, aquela roupa deixa todo mundo sexy! E ninguém - nem a Pffeifer - caiu tão bem como Selina (sim, a catwoman da Pffeifer foi mais sensual, mas considere que se precisa fazer bem a identidade real). Anne mandou muito bem em todas as cenas - vestida ou não -  e merecia mais reconhecimento por isso.

5. Letty - Velozes e Furiosos




Letty é do universo real, com pessoas sem super poderes (ao  menos até fazerem carros voar no 7) e é tão fodona quanto a macharia do filme. Aliás, Gisele também. Então porque o Dom/Vin Diesel é quem fica com a glória toda?


4. Kick Ass - Hit Girl




Tem muita gente que paga pau pra ela? Teeem. Estou entre essas pessoas. Mas considere que a Hit Girl é uma personagem fodíssima com 99,9% de acertos em suas cenas e ela é do mundo dos quadrinhos. E ela é só uma criança! Você veem ela tendo a fãzada que Iron Man tem? Capitão América? Não. Pois é. Tá errado.


3. Histórias Cruzadas - Skeeter e Aibileen




Skeeter queria ser escritora. Decide entrevistar as negras que criam os filhos das brancas. Aibileen é a primeira a aceitar fazer essas ''denúncias'', desagradando a elite. Mas elas não desistem e conseguem ajuda de outras negras que contam suas histórias e vão desmascarando as vidas da alta sociedade. Uma trama lenta, mas muito interessante e cheia de significados. Essas duas merecem sim ficar marcadas como grandes personagens.

2. O Senhor dos Anéis - Éowyn




A trama d'O Senhor dos Anéis é tão densa e multinucleada que até os últimos momentos do terceiro filme, Éowyn não tem muita atenção. Mas cara, ela é uma princesa que não aceita não poder lutar e é tão fodona - ou mais - quanto todos os outros Rohirrim. Ela matou um Senhor Nâzgul, porra. Ela é foooda!

1. Coração de cavaleiro - Jocelyn




De todas dessa lista, Jocelyn é a mais subestimada. Interesse romântico de William, personagem central, ela foi desconsiderada como importante exemplo de feminismo no cinema. Aposto que a maioria das pessoas que viu o filme não notou os diálogos dela extremamente emponderados - coisa muuuito incomum pra época do filme e a ambientação da trama. Jocelyn claramente não aceita ser tratada diferente dos homens, não quer se casar por barganha e sempre se impõe como uma igual. É issaê, mulé! 

''Não faça shiu para mim e poupe ele!''

'' Eu demando poesia. Estou pronta para poesia. Porque devo esperar que o homem esteja pronto?''
Bônus - A incrível história de Adaline - Adaline




Aqui é mais um caso de filme subestimado do que personagem mesmo, mas já que é um filme com protagonista feminina, merecia ser citado. É de um enredo delicado, sem ares de majestade, mas de uma trama envolvente e emocionante. Blake Lively - que não era uma de minhas favoritas por causa da Serena Van Der Woodsen - caiu em minhas graças após a interpretação comedida e crível dessa personagem peculiar. É um filme que não indico para quem gosta de coisas movimentadas. Apesar disso, é realmente uma ''incrível história''.


Personagens óbvias:
Hermione (Saga Harry Potter); Trinity (Saga Matrix); Ripley (Alien); Sarah Connor (Exterminador do Futuro); Beatrix Kiddo (Kill Bill); Eve (V for Vendetta); Tenente Uhura (Star Trek); Princesa Leia (Star Wars); Clarice - O Silêncio dos Inocentes; Qualquer mulher de Kill Bill; Qualquer personagem fictício de Milla Jovovich. Não precisava falar sobre essas porque são muito lembradas e tem muita importância em suas histórias. 

E são essas \o/ O que acharam?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge