Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


(RESENHA) Tempo Seco - Clara Arreguy:

Posted: 01 Jun 2016 08:10 AM PDT




Sinopse:

O livro "Tempo Seco", da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.


Opinião:

Tempo Seco é um prato cheio para quem gosta de dramas cotidianos protagonizados por pessoas comuns com suas histórias de vida também comuns e tão similares às de qualquer outra pessoa, ou seja, os personagens deste magnífico livro poderiam ser qualquer um de nós, e é exatamente isto que faz de Tempo Seco uma obra a ser lida e relida a todo momento.


O livro, além de abordar as experiências e trajetórias de dois personagens em especial (Miriam e Nonato), dá também uma boa passeada pela política, desde a luta do nosso ex-presidente Lula à tão sonhada eleição, indo até o desenrolar dos fatos depois de eleito, e toda a problemática tão conhecida nos dias de hoje, é uma verdadeira aula sobre política.


Mas, voltando aos personagens, Miriam é mineira mas vive sozinha em Brasília a alguns anos. Não é casada e nem tem filhos, como conhece pouquíssimas pessoas na Capital, acaba por tornar-se íntima dos taxistas que a carregam para todo o lado e com eles, trava ótimos diálogos que nos auxiliam muito nas tais aulas sobre política que falei no parágrafo anterior, ensinamento puro.


Temos também Nonato, um paraibano que também muda-se para Brasília em busca de melhores condições de vida, principalmente para poder casar-se com Dorinha, seu grande amor da juventude. Dorinha na verdade em nada merece tanto amor e dedicação, só o que lhe interessa em Nonato é perspectiva de vida fácil e confortável devido à sua imensa ambição e o bom emprego deste.


Entre uma corrida e outra, vamos conhecendo em detalhes as conquistas e as desilusões de Miriam e Nonato, além de termos acesso também às experiências de alguns outros personagens que vão surgindo no decorrer da leitura. Tempo Seco é um relato muito bem desenvolvido sobre relações pessoais, familiares e políticas de nossos protagonistas, é um livro bem real, cru e aprofundado do ser humano e toda sua sensibilidade (ou falta dela).



Considero este livro uma obra madura, não que um adolescente ou jovem na casa dos 20 não vá conseguir acompanhar a narrativa, pois a mesma é de fácil compreensão e flui perfeitamente, mas os temas aqui retratados são temas tipicamente maduros, de pessoas vividas e com experiências nem sempre felizes em suas trajetórias. Se você gosta de livros assim (eu adoro), tenho certeza de que vai adorar este e assim como eu, vai terminar a leitura já esperando a oportunidade de lê-lo novamente!!!


Gostou? Quer adquirir o livro?


Email: clara@clara-arreguy.com

Site: http://www.clara-arreguy.com/

Face: https://www.facebook.com/mariaclara.arreguymaia

Insta: https://www.instagram.com/clara_arreguy/

Face Outubro Edições: https://www.facebook.com/outubro.edicoes




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge