Balaio de Livros

Conteúdo Recomendado

Balaio de Livros


(RESENHA) Cartas para Rose - Mildo Fenner:

Posted: 30 May 2016 03:10 PM PDT



Sinopse:

Uma história de amor que se estende entre dois tempos e dois espaços. Assim pode ser definido Cartas para Rose, segundo romance do cachoeirense Mildo Fenner. Depois de sua estréia na ficção com a narrativa Charlote, o autor revisita a temática da migração europeia para o Sul do Brasil em meados do século XIX, em especial a saga dos pomeranos que vieram para a colônia Santo Ângelo, atual município de Agudo/RS. No entanto, e ainda que a imigração alemã e pomerana permaneça como importante pano de fundo, as cartas que estão no centro do enredo de seu novo romance acabam por trazer a história para um passado recente. Entre Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Agudo, sentimentos se avivam graças às palavras de ternura e afeto que um imigrante colocou no papel. As cartas que ele escrevia, direcionadas à sua amada, do outro lado do oceano, acabam por despertar forte paixão muitos anos no futuro. Mildo demonstra segurança na contextualização de época e na ambientação, levando o leitor à sentir-se próximo dos personagens, que ganham vida justamente numa região bem específica. A área central do Rio Grande do Sul deve se dizer grata a Mildo por torná-la protagonista em sua obra.


Opinião:

"Seu nome era August Temp. Um imigrante alemão, que viera da Pomerânia para o Brasil, em busca do 'novo mundo', mas vivera profundamente aprisionado pela paixão de seu grande e único amor, que deixara para trás na sua terra natal." Pág 09

Neste livro temos a oportunidade de acompanhar em tempo presente a saga de Rose, uma funcionária do Arquivo Histórico da cidade em busca do resgate da história de Cachoeira do Sul. Seu chefe Eriberto Stein, sempre muito categórico e exigente ao extremo lhe incumbe a difícil tarefa de encontrar um tradutor para as cartas misteriosamente encontradas e que deveriam ter ido parar na Europa no ano de 1883.


Rose é uma mulher inteligente, bem instruída e muito dedicada à família que consiste na mãe já idosa e com problemas de saúde, a irmã recém separada e a sobrinha ainda pequena. Sua rotina se restringe a ir do trabalho para casa todos os dias. Rose, apesar das qualidades citadas, considera-se sem atrativos físicos (feia mesmo). Devido à sua baixa autoestima, é uma mulher frágil e sensível.

O ato de analisar as cartas de August para sua amada Luíza irá mexer muito com o seu interior, o fato de um homem dedicar tanto tempo à relatar seu sentimento e novas experiências à uma mulher que está do outro lado do oceano e que (mais tarde Rose irá descobrir), nunca respondeu nenhuma das cartas, faz com que ela se renda à mais bela história de amor que teve a oportunidade de presenciar.


O relacionamento epistolar de August e Luíza muda completamente a vida de Rose que tem a chance de finalmente sentir algo bom acontecendo em sua vida sempre tão pacata e sem sal. A tarefa de buscar um tradutor lhe será muito penosa e complicada, mas ao mesmo tempo, será a melhor oportunidade para conhecer pessoas incríveis e inesquecíveis que irão lhe mostrar que o amor está a sua espera e que ele pode chegar quando menos se esperar.



Só posso afirmar que mais uma vez eu me emocionei muito com uma trama escrita por Mildo Fenner. Em outubro de 2015 resenhei aqui no blog o livro Charlote, primeiro romance publicado pelo autor, história linda, diga-se de passagem. O encanto se repetiu em Cartas para Rose que entrou fácil da minha seleta lista de livros favoritos e altamente recomendáveis, este é um daqueles livros que a gente termina a leitura da última página já pensando em quando terá a oportunidade de relê-lo novamente para sentir tudo outra vez!!

O livro pode ser adquirido através do e-mail mildofenner@hotmail.com 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Badge